Por Victor de Abreu, para o TechTudo


A Vivo Keyd perdeu para a Team Envy em seu primeiro confronto no Masters Berlin, torneio internacional de Valorant. A série melhor de três partidas (MD3) ocorreu neste sábado (11) e foi válida pela primeira rodada do Grupo B. A atual campeã brasileira mostrou sua força e concedeu um duelo muito equilibrado contra os norte-americanos. Mas, apesar da boa apresentação da Keyd, principalmente por parte do jogadores Murillo "murizzz" Tuchtenhagen e Olavo "heat" Marcelo, a Team Envy conseguiu ser superior nos mapas e vencer a série por 2-0, parciais de 15-13, na Icebox, e 13-9, na Bind.

Com a derrota, a equipe brasileira foi jogada para a repescagem do Grupo B. Seu próximo confronto será realizado na próxima terça-feira (14) às 13h, no horário oficial de Brasília, contra o perdedor da partida entre KRÜ Esports e ZETA DIVISION. Em caso de derrota, a Keyd estará eliminada do Masters Berlin. A transmissão acontece ao vivo nos canais oficiais da Riot Games na Twitch TV e no Youtube.

Vivo Keyd jogou bem contra a Team Envy, mas acabou derrotada em sua estreia na Alemanha — Foto: Divulgação/Vivo Keyd

Mapa 1 (Icebox)

A Vivo Keyd iniciou o confronto com uma vitória no pistol, construída em boas jogadas de Olavo "heat" Marcelo (Jett) e Jonathan "JhoW" Glória (Sage), seguindo dominante como atacante. Murillo "murizzz" Tuchtenhagen (Reyna) foi, de pouco em pouco, se tornando o grande nome da Keyd na Icebox, vencendo abates importantes e criando todo o espaço para sua equipe trabalhar e adquirir uma maior vantagem no placar, até chegar ao 7-1. A boa sequência dos brasileiros foi quebrada por Austin "crashies" Roberts (Sova), que garantiu um clutch em um econômico de sua equipe e deu a vantagem e a confiança para ela reagir e diminuir o prejuízo para 8-4.

O jogador murizzz voltou a brilhar com um 3K para assegurar um segundo pistol perfeito para a Keyd, mas, no round seguinte, foi a vez Pujan "FNS" Mehta (Killjoy), aparecer, fazer um 3K em um econômico e colocar mais pressão para cima dos brasileiros. Jaccob "yay" Whiteaker (Jett) foi outro jogador da Envy que acordou nessa virada de lados e se tornou uma enorme pedra no sapato da Keyd. Os brasileiros ainda conseguiram chegar ao match point em 12-10, mas não seguraram o ponto e partiram para o overtime. A Envy seguiu com seu bom momento na prorrogação, virou o jogo e conquistou a vitória por 15-13.

Mapa 2 (Bind)

Na Bind, foi a vez da Team Envy iniciar o confronto com certa superioridade. Pujan "FNS" Mehta (Viper) e Jaccob "yay" Whiteaker (Jett) frustraram a defesa da Vivo Keyd e ajudaram sua equipe a abrir uma larga vantagem de 6-0. A primeira vitória brasileira veio com Olavo "heat" Marcelo (Jett) vencendo o duelo direto contra yay (Jett) e Lucas "ntk" Martins (Sova) encontrando muitos abates para tirar a Keyd do zero. A partir desse momento, os brasileiros mostraram uma clara adaptação ao jogo da Envy no ataque da Bind e buscaram uma grande recuperação para ir à virada de lados com uma desvantagem de apenas dois pontos.

No segundo pistol, heat (Jett) voltou a aparecer com abates importantes, a Keyd garantiu sua primeira vitória no ataque e chegou ao empate no anti-eco. A virada foi impedida graças a yay (Jett), que encontrou dois abates rápidos na abertura do round seguinte e colocou a Envy no caminho para seu oitavo ponto. Embora com dificuldades na defesa, inclusive sendo derrotada em um econômico da Keyd, a Envy seguiu firme à frente no placar. A Keyd lutou, tentou fazer uma pausa tática, mas não funcionou e a derrota chegou com 13-9 no marcador.

O Masters Berlin é a segunda competição internacional e presencial de Valorant em 2021. O evento possui uma premiação total de US$ 700 mil (cerca de R$ 3,5 milhões), conta uma vaga direta para o Valorant Champions, o mundial da categoria que acontece em dezembro de 2021, e também distribuirá pontos de circuito, que definirão as demais equipes classificadas para o torneio final. Além da Vivo Keyd, a Havan Liberty também representa o Brasil. Em sua estreia, acabou derrotada para a 100 Thieves e ficou em situação difícil na competição.

Com informações de PlayValorant e Liquipedia

Mais do TechTudo