Redes sociais

Por Beatriz Cardoso, do home office


O WhatsApp anunciou nesta sexta-feira (10) a opção de proteger o backup de conversas com criptografia de ponta-a-ponta no celular Android e iPhone (iOS). A nova configuração oferece mais segurança ao impedir que qualquer um tenha acesso aos chats, que são salvos na nuvem do Google Drive ou iCloud e recuperados quando o usuário troca de celular e reinstala o aplicativo.

O recurso será liberado aos poucos ainda este ano, primeiro em fase beta e depois na versão estável do mensageiro. O WhatsApp explica que o anúncio antecipado tem como objetivo explicar como funciona o sistema de criptografia para backups antes do lançamento oficial da ferramenta.

Backup do WhatsApp poderá ser protegido com criptografia — Foto: Raquel Freire/TechTudo

A criptografia de ponta-a-ponta para backup de chats determina que nem o WhatsApp nem os servidores de nuvem (o Drive do Google ou o iCloud da Apple) podem acessar as conversas, pois elas são convertidas num código cuja chave fica na posse apenas do próprio usuário. Ao ativar essa camada de proteção, o dispositivo gera uma chave de criptografia aleatória e única, composta por 64 dígitos, que protege os textos e as mídias compartilhadas com a conta no WhatsApp.

A pessoa, então, tem duas escolhas. Ela pode anotar esse código e guardá-lo manualmente consigo, para usá-lo na ocasião em que precisar recuperar o backup do WhatsApp ao instalar o aplicativo num celular novo. Ou o usuário pode proteger o acesso à chave de criptografia com uma senha personalizada e memorizar apenas essa palavra-chave, em vez do código de 64 dígitos.

Criptografia permite criar senha personalizada ou guardar código de chave — Foto: Divulgação/WhatsApp

Nesse caso, a chave de criptografia fica armazenada num cofre que só pode ser aberto com a senha criada pela pessoa. Assim, ao baixar o WhatsApp no celular e acessar o backup, será necessário informar esta senha para que as conversas sejam recuperadas no aplicativo. O WhatsApp não tem acesso à senha personalizada nem à chave de criptografia que fica guardada no cofre.

Como excluir contatos bloqueados do WhatsApp

Como excluir contatos bloqueados do WhatsApp

Mais do TechTudo