Sistemas operacionais

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Windows 11 está chegando. A Microsoft afirmou que a atualização gratuita do software será liberada aos usuários na próxima terça-feira (5), e que poderá ser instalada em computadores que atendem os requisitos mínimos necessários para rodar a nova versão.

Além de vir com interface gráfica remodelada e mais moderna, o Windows 11 também contará com suporte aos apps do Android e integração com tecnologias mais recentes, que facilitarão a jogabilidade nos PCs. O TechTudo separou uma lista com coisas que você precisa saber antes de instalar o novo sistema operacional.

Windows 11: lista com oito coisas que você precisa saber antes de instalar o sistema — Foto: Divulgação/Microsoft

Windows 11: você vai atualizar? Participe no Fórum do TechTudo

1. Como saber se meu computador é compatível?

O Windows 11 exige alguns recursos de hardware que são um pouco mais específicos e podem não fazer parte da ficha técnica de PCs mais antigos ou simples. Para saber se seu computador é compatível com o sistema, a melhor maneira é usar o PC Health Check, ferramenta de checagem de requisitos oficial da Microsoft.

Requisitos do Windows 11: ferramenta da Microsoft informa se o PC é compatível com o novo sistema — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Encontrado no site do Windows 11, o arquivo é de fácil instalação e uso: basta executá-lo para que ele examine o hardware do computador e determine se há compatibilidade com a nova versão do sistema. Em caso de resultado negativo, o programa irá exibir um diagnóstico que esclarece quais são os problemas e limitações do seu PC.

2. O upgrade é realmente gratuito?

Sim, para todos os usuários do Windows 10. Desde que seu computador seja compatível, você poderá atualizar o sistema operacional sem nenhum custo adicional de licenciamento. Apesar de gratuito, o upgrade para o Windows 11 têm algumas exigências: os usuários precisam estar online para realizar a ativação da atualização, e o uso do sistema dependerá de uma conta Microsoft válida.

Atualizar Windows 11: upgrade poderá ser aplicado em PC com Windows 10 sem custo adicional — Foto: Divulgação/Microsoft

Para quem não tem licença válida do Windows 10, o upgrade poderá ser realizado mediante um custo extra. Mas, até o momento, a Microsoft não divulgou os preços finais das edições domésticas do produto.

3. Tenho limite de tempo para fazer o upgrade gratuito?

A Microsoft tem sido vaga com relação à janela de gratuidade do Windows 11. A informação mais recente sobre o assunto é de julho, quando a Microsoft divulgou à imprensa que, embora não existam datas limite fixadas no momento, é possível que um prazo final para a atualização sem custos seja estabelecido no futuro.

Lançamento do Windows 11: sistema ficará gratuito no mínimo até outubro de 2022 — Foto: Divulgação/Microsoft

A Microsoft também ressaltou que, mesmo que decida aplicar um limite, essa data não deverá ser inferior a um ano da disponibilidade comercial do sistema operacional no mercado. Na prática, isso significa que, na pior das hipóteses, a migração gratuita para o Windows 11 iria até outubro de 2022. A tendência, no entanto, é de que o prazo final seja ainda mais generoso.

4. Quero permanecer com o Windows 10. Posso?

Sim, o upgrade não é obrigatório. O Windows 10 continuará funcionando normalmente, inclusive com direito a novas atualizações. A grande questão é que o foco da Microsoft não será mais a versão antiga, o que pode resultar em updates mais enxutos.

Windows 10 tem suporte garantido até 2025 — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Oficialmente, o suporte ao Windows 10 está garantido até outubro de 2025, data que marca o 10º aniversário de disponibilidade da plataforma. Logo, o usuário deverá receber melhorias, novas funcionalidades e correções de segurança independente do ritmo de atualizações do Windows 11.

5. O que acontecerá com meus arquivos se eu atualizar para o Windows 11?

Por padrão, todos os seus arquivos e dados serão transferidos na atualização automática. O upgrade é similar àquele apresentado no processo de atualizar computadores com Windows 8.1 para o 10.

Novo Windows deve chegar como atualização para a maioria dos usuários — Foto: Divulgação/Microsoft

No entanto, vale ressaltar que a Microsoft também deve liberar o ISO do Windows 11. Com as imagens finais do sistema operacional, será possível realizar instalações completamente limpas. Embora mais trabalhoso, esse método rende melhor performance e pode ser uma opção mais eficiente de migração para quem tem backups em dia.

6. Qual edição vou receber quando fizer o upgrade?

O upgrade será feito para a mesma edição que você tem no seu computador com Windows 10. Isso significa que usuários do "Windows 10 Home", por exemplo, receberão o Windows 11 Home. Já quem possui licença da versão "Pro" terá acesso ao seu equivalente no novo sistema operacional.

Windows 11: download do novo sistema fará upgrade para versão correspondente à atualização do Windows 10 — Foto: Caroline Doms/TechTudo

As distinções das edições seguem mais ou menos as mesmas: a versão "Pro" do Windows 11 terá recursos mais voltados a redes corporativas, como ferramenta de aplicação de políticas de grupo, diretório do Azure e ferramenta de updates mais configurável, própria para uso em empresas.

7. Se eu não gostar do Windows 11, posso voltar para o Windows 10?

Sim. Segundo a Microsoft, após a atualização para o Windows 11, os usuários têm um período de 10 dias para retornar ao Windows 10 enquanto mantêm os arquivos e dados do dispositivo. Após os 10 dias, porém, será preciso preparar uma mídia de instalação do Windows 10 com uma imagem ISO do sistema e formatar o computador, realizando uma instalação limpa do OS.

Quem preferir, poderá persistir no Windows 10 por mais alguns anos — Foto: Divulgação/Microsoft

Ao menos até o momento, a Microsoft não informou se oferecerá alguma forma simples de reversão do upgrade no longo prazo para quem preferir retornar ao Windows 10. Em lançamentos anteriores, esse tipo de medida era possível.

8. É melhor fazer o upgrade ou comprar um PC novo com Windows 11?

Você não precisa de um computador novo para rodar o Windows 11 – caso seu sistema seja compatível. Entretanto, caso sua máquina atual não ofereça o mínimo recomendado, você poderá precisar investir em upgrades para atender os requisitos de hardware necessários para rodar a nova versão do sistema operacional.

Windows 11: data de lançamento do sistema está marcada para 5 de outubro de 2021 — Foto: Divulgação/Microsoft

Em casos em que a incompatibilidade se dá pela ausência do módulo TPM de segurança, a Microsoft informa que o usuário poderá instalar o Windows 11 no PC. A única grande restrição é que, nesses casos, o computador não terá acesso a atualizações de segurança.

Com informações de Windows, The Verge, Tech Radar, TechRepublic e ZDnet

Veja também: Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Mais do TechTudo