Fones de ouvido
Publicidade

Por Lucas Santos, para o TechTudo

Divulgação/Apple

Os AirPods Pro e AirPods Max receberam uma atualização que permite encontrar os dispositivos por meio de tecnologia parecida com a utilizada no rastreador AirTag. Deste modo, em caso de perda dos fones de ouvido sem fio, será possível achá-los via aplicativo Buscar (Find My em inglês). A solução da Apple utiliza iPhones, iPads e MacBooks nos arredores para apontar a localização.

Apesar da similaridade com a tecnologia utilizada nos AirTags, os fones de ouvido sem fio da Apple não possuem o chip de alta precisão UWB. Deste modo, a localização dos AirPods pode não ser tão precisa quanto a encontrada nos rastreadores digitais.

Os AirPods Pro e Max podem ser rastreados desde que estejam dentro da área com sinal Bluetooth — Foto: Divulgação/Apple

Outra diferença entre as formas de encontrar os dispositivos da Apple está na interface do aplicativo de cada um deles. Enquanto o Find My emite alertas como "longe", "perto" ou "aqui", caso o usuário esteja próximo aos AirPods, o sistema do AirTags mostra setas para facilitar a busca dos objetos que estejam com o rastreador.

Mais um destaque da atualização é o alerta enviado ao usuário antes mesmo de ele se dar conta de que perdeu os AirPods. Caso o sistema identifique o dispositivo em algum local não recorrente – como a casa ou o trabalho –, uma notificação será encaminhada ao dono do aparelho. É necessário ativar o recurso no aplicativo Buscar.

AirPods Pro agora também contam com a nova tecnologia — Foto: Divulgação/Apple

O upgrade ocorre de forma automática quando os AirPods estiverem dentro do carregador e conectados via Bluetooth a algum dispositivo da Apple. Para verificar qual é a atual versão dos fones de ouvido sem fio, basta acessar o menu de configurações pelo iPhone, iPad ou iMac e, em seguida, tocar em "Geral" e "Sobre". Os recursos aprimorados foram implementados na versão "4A400".

Vale lembrar que a atualização contempla apenas os AirPods Pro e AirPods Max. A versão regular do fone de ouvido sem fio continua apenas com o modelo tradicional de rastreamento por meio do aplicativo Buscar.

Com informações de Apple e The Verge

Mais do TechTudo