Sistemas operacionais

Por Beatriz Cardoso, do home office


O Android 12 foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (4). A nova edição do sistema do Google para celulares chega com mais opções de personalização para a interface e recursos de privacidade que dão ao usuário mais controle sobre a coleta de dados em aplicativos. A versão final foi disponibilizada, e deve chegar inicialmente aos smartphones Pixel, nas próximas semanas. Veja o que muda no sistema operacional.

Android 12 traz nova aparência ao celular — Foto: Divulgação/Google

Android trava ao ligar o Bluetooth: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

Diversos detalhes do Android 12 já haviam sido revelados em maio, durante o Google I/O, evento anual da empresa. A atualização do sistema operacional é razoavelmente discreta, trazendo poucas ferramentas inéditas e focando em melhorar alguns aspectos visuais e de funcionamento do sistema.

No quesito visual, a interface do Android foi completamente renovada com ajustes para customizar a paleta de cores. O novo design do Google se chama Material You, e widgets e ícones do sistema ganharam uma aparência mais atual para combinar com o estilo que chega com o Android 12. Os elementos do celular também estreiam com animações mais fluidas que não consomem tanta bateria.

Mudança na tela inicial do Android 12 traz visual renovado — Foto: Divulgação/Google

As funções de privacidade inauguradas pelo Android 12 lembram, em parte, novidades do iOS, da rival Apple. A atualização traz ao smartphone um relatório de acessos à câmera ou microfone por parte de apps, recurso semelhante ao lançado com o iOS 14 no ano passado. A opção de fornecer localização aproximada e o alerta de acesso à área de transferência também foram anunciados no último ano para o iOS, e chegam agora ao Android 12.

Outra novidade muito interessante é a presença de screenshots de telas com rolagem. Agora, é possível printar o conteúdo da tela e ver todo o conteúdo rolável, selecionando a parte que você deseja incluir no seu print. Por exemplo: ao tirar uma screenshot de um site com muito texto, você vai ter a visão do conteúdo completo e poderá selecionar qual trecho quer cortar.

Material You do Android 12 traz um visual bem diferente para o sistema — Foto: Divulgação/Google

O novo Android 12 ainda traz inovações mais simples, como um widget que mostra seus contatos mais frequentes e um modo de uso com apenas uma mão. Mas nada que chame mais atenção do que as mudanças visuais.

Quais celulares vão receber o Android 12?

O novo sistema operacional vai chegar a maior parte dos smartphones que foram lançados nos últimos anos. Porém, por enquanto, apenas os celulares Pixel foram confirmados, incluindo os modelos 3, 3 XL, 3a, 3a XL, 4, 4 XL, 4a, 5 e 5a - tanto nas versões com e sem internet 5G.

Além disso, alguns modelos chegaram a ganhar a versão beta do novo Android, e também deve receber o sistema operacional final em breve:

Celular que receberam o Android 12 beta

ASUS ZenFone 8
iQOO 7 Legend
Nokia X20
OnePlus 9 / 9 Pro
OPPO Find X3 Pro
Realme GT
Sharp AQUOS sense5G
TCL 20 Pro 5G
Samsung Galaxy S21 / S21+ / S21 Ultra
Xiaomi Mi 11 / Mi 11 Pro / Mi 11 Ultra
Xiaomi Mi 11X Pro / Mi 11i / Redmi K40 Pro+

Com informações de XDA Developers

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

Mais do TechTudo