Por TechTudo, do Home Office


O Prêmio Melhores do Ano TechTudo está de volta para sua terceira edição. A premiação busca definir os melhores aplicativos, jogos, celulares e eletrônicos que marcaram o ano. Nesta segunda-feira (18), divulgamos os indicados a App do Ano e também o time de jurados para 2021. Além do melhor aplicativo, o prêmio definirá também o Celular com melhor custo-benefício, Melhor celular top de linha, Melhor notebook, Melhor caixa de som, Melhor fone de ouvido, Melhor TV, Destaque gamer e Jogo do ano.

A avaliação é feita por jurados especializados em tecnologia e também pelo público, que pode votar em todas as categorias disponíveis. Assim, haverá dois vencedores para cada categoria: um da opinião popular, outro, dos especialistas. Entenda melhor o funcionamento da premiação. Vale dizer que os vencedores serão anunciados no próximo dia 10 de novembro.

Prêmio Melhores do Ano TechTudo elege app destaque de 2021 — Foto: Reprodução/TechTudo

Mesmo com a flexibilização das medidas de isolamento ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, o mercado mobile continuou com peso neste último ano. De acordo com um levantamento feito pela empresa de consultoria App Annie, os brasileiros passaram cerca de cinco horas por dia em aplicativos apenas no primeiro semestre de 2021. Para decidir os apps destaque dos últimos 365 dias, o TechTudo levou os seguintes critérios em consideração:

  • Relevância no ano

O critério relevância no ano analisa o peso que os aplicativos tiveram no dia a dia dos usuários. Desse modo, leva em consideração a repercussão em redes sociais e mídias tradicionais.

  • Feedback de usuários

As opiniões dos usuários, publicadas nas lojas Google Play Store e App Store, também são consideradas na premiação.

  • Número de downloads

O número de instalações que cada aplicativo teve nas lojas Google Play Store e App Store em relação a outros apps do mesmo segmento é também critério para o TechTudo.

  • Entrega do serviço ou função

Neste critério, são avaliadas as funcionalidades de cada app e seu funcionamento para entender se os aplicativos entregam o que prometem.

Apps finalistas de 2021

Em 2021, os aplicativos que concorrem ao prêmio de melhor do ano são os seguintes:

  • TikTok

Seguindo a tendência de 2020, o TikTok se manteve no topo de downloads nas lojas da Apple e do Google. O app serviu como válvula de escape à pandemia durante todo o ano passado, e em 2021 seguiu fazendo sucesso com seus inúmeros vídeos curtos.

  • Telegram

Após diversas polêmicas de privacidade no WhatsApp, o Telegram se consolidou em 2021 como o principal substituto para o mensageiro do grupo de Mark Zuckerberg. Por causa disso, o app, que oferece diversos recursos exclusivos, apareceu entre os mais baixados nas lojas do Google e da Apple algumas vezes neste ano, permitindo contatos mais dinâmicos entre os usuários.

  • Pinterest

O Pinterest marcou 2021 com suas novas funcionalidades de compra e monetização. Além de servir de inspiração para muitos usuários durante o período de isolamento social, o app também passou a permitir que criadores e empresas ganhem dinheiro com seus conteúdos na plataforma, servindo de alternativa à crise econômica.

  • Google Meet

Com a pandemia, o home office se tornou realidade para muitos. Ainda em 2021, o Google Meet permitiu a diversos usuários encontros virtuais com colegas de trabalho, amigos e até mesmo familiares, sendo uma plataforma relevante a diferentes áreas da vida de cada um. Além do uso fundamental no ensino a distância.

  • Conecte SUS

Em 2021, foi iniciada a campanha de vacinação contra o coronavírus. Deste modo, o app Conecte SUS ganhou relevância no cotidiano de diversos brasileiros, que agora podem emitir comprovante de vacinação diretamente pelo celular.

Jurados do Prêmio Melhores do Ano TechTudo 2021

O TechTudo selecionou cinco especialistas em tecnologia para avaliar a premiação em 2021. Saiba quem são abaixo:

  • Marlon Câmara

Editor-chefe do TechTudo.

  • Bruno De Blasi

Repórter no Tecnoblog.

  • Murilo Tunholi

Repórter no Tecnoblog.

  • Aline Batista

Analista editorial no DêUmZoom e Buscapé.

  • Anna Kellen Bull

Coordenadora de conteúdo na PSafe Brasil.

Voto popular

No Prêmio Melhores do Ano TechTudo 2021, a opinião popular também é importante. Para ajudar a definir o aplicativo favorito pelo público, clique aqui e vote. O app mais votado receberá o título "App do ano - Voto popular".

Com informações de App Annie

Mais do TechTudo