Apps
Publicidade

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O Facebook revelou, nesta quinta-feira (28), que lançará um aplicativo para facilitar a criação e o compartilhamento de filtros de realidade aumentada para Instagram Stories. O anúncio foi feito na Conferência Facebook Connect, evento anual da empresa voltado para desenvolvedores. Batizado de Polar, o aplicativo foi desenvolvido pelo Spark AR e estará disponível inicialmente apenas para iPhone (iOS). Ainda não há data de lançamento prevista para o app, mas o Facebook anunciou que convidará desenvolvedores para participar de um programa beta ainda este ano.

A novidade faz parte de um projeto do Spark AR que visa a facilitar o desenvolvimento de filtros de realidade aumentada. O Polar conta com interface intuitiva, além de uma variedade de modelos para ajudar usuários mais inexperientes em seus primeiros passos na criação de efeitos. Será possível mudar a cor dos cabelos, modificar a cor da pele, aplicar filtros de cores, trocar a cor dos olhos e explorar dezenas e outras possibilidades com poucos toques e manuseando controles deslizáveis.

Polar é novo aplicativo do Facebook para criadores de filtros e efeitos para o Instagram Stories — Foto: Divulgação/Facebook

Além do aplicativo Polar, o Facebook anunciou novos recursos para integrar o software de criação de filtros e efeitos de realidade aumentada Spark AR Studio. Entre as novidades está uma API que promete melhorar as experiências geo-ancoradas de realidade aumentada, baseadas em coordenadas específicas de latitude e longitude.

A ferramenta permitirá ativar pontos de realidade aumentada em determinados locais. Dessa forma, quando o usuário olhar pela câmera traseira de um dispositivo móvel, será possível visualizar objetos em realidade aumentada em uma caça ao tesouro ou visita guiada, por exemplo. Junto à nova API, o Facebook anunciou também melhorias que facilitarão o processo de construção e aplicação de objetos 3D no mundo real, incluindo textos, personagens, GIFs, adesivos e muito mais.

Experiências geo-ancoradas integram novos recursos do Spark AR — Foto: Divulgação/Facebook

O Facebook também revelou dois novos recursos de tracking voltados para a construção de efeitos mais dinâmicos e divertidos para o Instagram. O rastreamento corporal permitirá que o efeito de realidade aumentada acompanhe os movimentos do corpo. De acordo com o Facebook, o novo tracking corporal no Spark AR Studio poderá aplicar o efeito em 20 pontos chave diferentes em um corpo.

Seguindo a mesma ideia, o tracking das mãos foi desenvolvido para criação de efeitos nesta parte do corpo. Encenações com bolhas de realidade aumentada e super poderes estão entre as possibilidades de criação que o novo recurso poderá proporcionar. O Facebook afirmou que o tracking das mãos e do corpo deve chegar em breve para todos os criadores.

Recurso de tracking expandem possibilidades de criação de efeitos de realidade aumentada para Instagram — Foto: Divulgação/Facebook

Outra novidade que deve integrar o Spark AR Studio são os efeitos de grupo para videochamadas no Messenger e Instagram. Os chamados "Group Effects" permitem que vários participantes de uma chamada de vídeo usem filtros ao mesmo tempo durante a ligação. Além disso, será possível publicar os efeitos criados com o recurso no Instagram a partir do início de novembro.

Spark AR Studio traz API para desenvolver filtros em chamadas de vídeo feitas pelo Messenger — Foto: Divulgação/ Facebook

Veja também: Cinco coisas que seus amigos do Facebook sabem sobre você

5 coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger

5 coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger

Mais do TechTudo