Jogos de corrida

Por Fernando Braga


Forza Horizon 5 é o novo título da franquia, que chega exclusivamente para Xbox Series X/S, Xbox One e PC. O jogo de corrida traz gráficos de alta qualidade e bastante conteúdo para jogar, além de diferentes cenários e pistas espalhadas pelo mundo aberto. O título da Playground Games tem lançamento previsto para 9 de novembro e preços que começam em R$ 249 no Steam e na Microsoft Store. Também será possível acessar o game via Xbox Game Pass. O TechTudo foi convidado a testar o mais novo Forza antecipadamente e traz a seguir as primeiras impressões do game.

Forza Horizon 5 tem data de lançamento para 9 de outubro; veja impressões — Foto: Divulgação/Microsoft Games

Gameplay

Diferentes da maioria dos games concorrentes, Forza apresenta um mundo aberto onde o jogador decide seu destino dentro do jogo. Há centenas de eventos e possibilidades a serem exploradas no mundo de Forza Horizon 5. O título apresenta o maior mapa de toda a franquia, com uma diversidade muito grande de biomas. A história se passa no México, onde podemos encontrar florestas, desertos, áreas urbanas, praias, desfiladeiros, entre outros.

O jogador participa de circuitos no asfalto, corridas de racha (as famosas corridas de arrancada), corridas mistas que possuem partes de pista e outra offroad. Há mesmo missões para ajudar personagens da história a tirarem fotos de belas paisagens.

Durante a gameplay os motoristas vão através muitas adversidades climáticas — Foto: Divulgação/Microsoft Games

Conteúdo não vai faltar: há sempre eventos para escolher e se divertir. A maioria dos desafios de Forza 5 podem ser jogados em modo cooperativo online, mas, durante os testes do TechTudo, o recurso ainda não estava disponível.

Conforme o jogador vai completando as tarefas, são liberados novos capítulos da história principal do jogo. Nós testamos o game por cerca de 90 minutos, então não podemos avaliar a qualidade e profundidade do enredo do game.

Personalização

O jogador terá diversas opções para personalizar seu personagem — Foto: Reprodução/Fernando Braga

Como de costume, há uma enorme quantidade de modelos de carros para serem comprados dentro do game, além de uma infinidade de opções para personalizar cada um. O jogador decide qual modelo escolher para participar das diferentes corridas, e essa escolha está diretamente ligada ao desempenho em cada circuito, devido aos mais diversos terrenos.

Além disso, em Forza 5 há uma grande variedade de opções para personalizar a aparência do personagem principal da história. As possibilidades vão desde selecionar rosto, cabelo e próteses mecânicas até decidir o gênero do (ou da) protagonista e como deve ser chamado(a).

Outro opção de personalização interessante é a possibilidade de criar corridas e eventos para chamar outros jogadores online. Cada usuário pode usar toda sua criatividade para criar os mais diversos circuitos e convidar seus amigos para uma corrida.

Desempenho

O mapa do game é muito rico em detalhes — Foto: Divulgação/Microsoft Games

Forza Horizon 5 possui belíssimos gráficos, prontos para a nova geração de consoles e para os PCs mais potentes. Todas as paisagens do jogo estão de parabéns, com muitos detalhes e texturas bem polidas. Passar pelos mais diversos eventos climáticos com seu carro é uma experiência única no game.

O TechTudo testou o game em um Xbox Series S com uma resolução de 2048 x 1080, e o jogo apresentou um excelente desempenho. Na grande maioria das vezes, os loadings foram quase imperceptíveis, e apenas algumas travadinhas foram percebidas após eventos da história principal.

O jogo está completamente traduzido e dublado em português, entretanto, a sincronização da dublagem com os personagens deixa um pouco a desejar. Por diversas vezes durante o teste a voz saia muito antes ou depois dos personagens mexerem a boca.

Conclusão

Explore as paisagens do mundo aberto vibrante — Foto: Divulgação Microsoft Games

Forza Horizon 5 é um dos primeiros games a de fato começarem a usar o potencial da nova geração de consoles. Com gráficos exuberantes e um vasto mundo aberto, os amantes de jogos de corrida podem ter certeza que terão uma ótima experiência.

No teste com o Xbox Series S, a sincronização da vibração no controle com o balanço do carro aumentou muito a imersão no game, e a sensação é de estar segurando um volante de fato, especialmente nos terrenos offroad.

Além de um jogo de qualidade, a Microsoft dá a possibilidade de testá-lo por um preço mais baixo: basta adicionar o título ao Xbox Game Pass. Então, para quem gosta de jogos de carros e possui um Xbox ou um PC Gamer, não há motivos para não dar uma chance para o novo game da franquia Forza.

Mais do TechTudo