Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


O GeForce Now, serviço de jogos na nuvem da Nvidia, chegou oficialmente ao Brasil nesta quinta-feira (14), incluindo uma opção de plano gratuito, com fila de espera e limite de 30 minutos por sessão para experimentar a plataforma. Diferente do Xbox Cloud Gaming, o GeForce Now utiliza os jogos já adquiridos pelo usuário em plataformas como Steam, Epic Games Store e Ubisoft Connect e os transmite para outros dispositivos, usando placas RTX com Ray Tracing e DLSS para jogatinas de melhor qualidade nos planos pagos.

A princípio, o serviço traz aproximadamente 800 jogos suportados, incluindo nomes populares como Cyberpunk 2077, Assassin’s Creed Valhalla, Apex Legends, The Witcher 3: Wild Hunt, Fortnite, entre outros. Confira, a seguir, tudo sobre o lançamento do GeForce Now no Brasil.

GeForce Now chega oficialmente ao Brasil com opção de plano gratuito — Foto: Divulgação/Nvidia

Como funciona e planos

A ideia do GeForce Now é fazer com que jogos que os usuários já possuem em suas bibliotecas rodem na melhor qualidade gráfica possível - mesmo em dispositivos mais fracos, incluindo Windows, Mac OS, Android e navegadores Chrome e Safari (iPhone e iPad). É preciso se atentar ao fato de que os games devem ser compatíveis com o serviço, no entanto.

No Brasil, é possível experimentar um plano gratuito que traz sessões limitadas a 30 minutos de duração, que rodam em máquinas baseadas em placas GTX. Já o plano Prioritário, que é pago, utiliza placas RTX com suporte a DLSS e oferece sessões de jogatina mais extensas, de até 6 horas, além do acesso mais rápido aos servidores. Veja os planos a seguir:

  • Assinatura Gratuita (GTX): 30 minutos de gameplay antes de entrar novamente na fila;
  • Assinatura Prioritária (RTX): R$ 44,99 ao mês, com sessões de jogo mais extensas e Ray Tracing;
  • Assinatura Prioritária de seis meses (RTX): R$ 242,99 a cada seis meses.

Vale notar que o plano pago não é isento de filas. Dependendo do jogo selecionado pelo usuário, caso haja bastante demanda, é provável que ainda seja preciso esperar alguns minutos antes de iniciar a jogatina.

Além disso, não há um limite de usos por dia, e o usuário pode interromper a jogatina e voltar para a fila quantas vezes quiser. Também há um aviso ao jogador quando o tempo está acabando. Dessa forma, é possível salvar o game e continuar de onde parou depois.

GeForce Now tem mais de 800 jogos compatíveis no catálogo, incluindo Cyberpunk 2077 e Apex Legends — Foto: Divulgação/Nvidia

O processo para contratar o GeForce Now e começar a usar se dá por meio da ABYA, marca parceira da Nvidia que possibilitou a presença do serviço no Brasil. Basta acessar a plataforma em "abya.gfn.la/pt-BR#plans".

Requisitos

A grande exigência do GeForce Now é a conexão à Internet. Segundo o site oficial em inglês, é preciso ter pelo menos uma conexão com 15 Mb/s de velocidade para jogatinas a 720p e 60 fps ou 25 Mb/s para 1080p e 60 fps.

O serviço também aceita o uso de teclados e mouses USB, além dos controles de Xbox 360, Xbox One e DualShock 4. Quaisquer controles que funcionem no modo Direct Input também devem funcionar. Confira abaixo a lista de requisitos.

No hardware, o serviço promete não exigir máquinas poderosas. Ainda assim, segundo a Nvidia, há uma pequena vantagem para usuários que tenham uma placa de vídeo da marca, mas a ideia é que a experiência seja boa em todos os dispositivos.

Requisitos GeForce Now - PC

Requisitos Windows
Processador CPU de dois núcleos ou mais a 2 GHz
Memória ao menos 4 GB de RAM
Placa de vídeo GeForce GTX 600 ou Radeon HD serie 3000 com suporte a DirectX 11

Requisitos GeForce Now - Safari

Requisitos macOS iOS
Versão 10.10 ou maior iOS 14.2 ou maior

Requisitos GeForce Now - Android

Requisitos Android
Versão Android 5.0 ou superior
Memória 2 GB de RAM

GeForce Now transmite jogos do Steam, Epic Games Store e Ubisoft Connect para outros dispositivos via nuvem — Foto: Divulgação/Nvidia

Jogos compatíveis

O site oficial da Nvidia traz uma relação completa com os jogos aceitos pelo serviço de streaming. Ele usa a própria biblioteca do jogador em alguma das plataformas aceitas, como Steam, Epic Games Store e Ubisoft Connect, então é preciso ter comprado o jogo desejado para tirar proveito do GeForce Now.

O catálogo contempla desde jogos indie e grandes produções triple-A, incluindo Among Us, League of Legends, CS:GO, Control, Dead By Daylight, Far Cry 6, Kena: Bridge of Spirits e muito mais. São mais de 800 títulos disponíveis.

Com informações de Nvidia (1, 2 e 3)

5 jogos com os melhores gráficos do PS4 e Xbox One

5 jogos com os melhores gráficos do PS4 e Xbox One

Mais do TechTudo