Jogos de ação
Publicidade

Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition é uma nova coleção com três jogos clássicos da franquia da Rockstar Games: GTA 3, Vice City e San Andreas. O pacote tem data de lançamento para 11 de novembro para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC, via Rockstar Games Launcher. Os jogadores podem esperar melhorias gráficas e de gameplay, incluindo texturas e iluminação de melhor qualidade e um sistema de mira baseado em GTA 5. Para ajudar a entender o que há de novo neste relançamento, o TechTudo organizou, nas linhas a seguir, tudo o que você precisa saber sobre GTA Trilogy.

GTA Trilogy traz clássicos da franquia de mundo aberto com melhorias gráficas e de jogabilidade; veja requisitos — Foto: Divulgação/Rockstar Games

Data de lançamento, preço e plataformas

O lançamento de GTA Trilogy: The Definitive Edition acontecerá em etapas. Primeiramente, em 11 de novembro, o pacote estará disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC, apenas através do Rockstar Games Launcher — uma alternativa ao Steam que reúne apenas jogos da publicadora. O preço sugerido nas lojas digitais dos consoles é de R$ 299,90, enquanto o jogo está mais caro para PC, custando R$ 319,90. Já na primeira metade de 2022, a trilogia também deve chegar aos dispositivos Android e iPhone (iOS), mas maiores detalhes ainda não foram divulgados.

Vale notar que o lançamento em mídia física está agendado para 7 de dezembro, com versões para PS4, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch. Ainda não há detalhes sobre a chegada ao Brasil, no entanto. Além disso, os assinantes do Xbox Game Pass poderão aproveitar, de maneira isolada, a nova versão de Grand Theft Auto: San Andreas sem custo adicional já a partir de novembro.

GTA 3, Vice City e San Andreas apresentam grandes melhorias visuais em novo pacote — Foto: Divulgação/Rockstar Games

Melhorias de gameplay

A grande premissa de GTA Trilogy é aplicar melhorias gráficas e de gameplay nos jogos clássicos da série, mas preservando a essência original. Os jogos foram adaptados para a Unreal Engine pelo estúdio Grove Street Games, que já trabalhou em outros ports para dispositivos móveis.

Os fãs podem esperar por texturas, resolução, sombras e iluminação de melhor qualidade, além de suporte a tecnologias como Nvidia DLSS nos computadores. Várias conveniências dos jogos modernos também foram incorporadas, incluindo um sistema de mira baseado em GTA V, roda de armas e a possibilidade de marcar o mapa para chegar aos destinos.

Os jogadores também podem notar várias melhorias nos cenários, incluindo uma nova folhagem, superfícies mais suaves, maior renderização do cenário e outros detalhes que colaboram para deixar o mundo do jogo mais denso e imersivo. Alguns novos efeitos climáticos também serão adicionados.

O resultado é parecido com alguns dos mods de gráficos lançados pela comunidade e que viralizaram há alguns anos, impulsionando a experiência visual dos jogos originais. No entanto, os modelos poligonais dos personagens seguem intactos.

GTA: San Andreas terá visual remasterizado na Grand Theft Auto: The Trilogy - Definitive Edition e pode ser versão utilizada para receber suporte à realidade virtual — Foto: Divulgação/Rockstar Games

Localização em português do Brasil

GTA 3, Vice City e San Andreas não contavam com localização em português do Brasil originalmente, mas isso muda com a GTA: The Trilogy — The Definitive Edition. Segundo o site oficial da Rockstar Games, o pacote terá suporte ao português do Brasil pela primeira vez.

Requisitos mínimos e recomendados

A Rockstar Games já divulgou os requisitos mínimos e recomendados para jogar Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition nos computadores. Vale se atentar ao fato de que a coletânea é mais pesada que os jogos originais, visto que apresenta melhorias gráficas. Confira a seguir:

Requisitos de GTA: The Trilogy — The Definitive Edition

Mínimo Recomendado
SO Windows 10 64-Bit Windows 10 64-Bit
Processador Intel Core i5-6600K ou AMD FX-6300 Intel Core i7-2700K ou AMD Ryzen 5 2600
Memória 8 GB 16 GB
Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 760 2 GB ou AMD Radeon R9 280 3 GB Nvidia GeForce GTX 970 4 GB ou AMD Radeon RX 570 4 GB
HD 45 GB de espaço livre em disco 45 GB de espaço livre em disco

Com informações de Rockstar Games (1, 2 e 3) e PlayStation Blog

10 lugares imperdíveis para visitar no GTA 5

10 lugares imperdíveis para visitar no GTA 5

Mais do TechTudo