Campeonatos

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


A IEM Fall 2021: North America ficou verde e amarela na noite da última quinta-feira (7). As equipes brasileiras da FURIA Esports, GODSENT e paiN Gaming, junto com a Team Liquid de Gabriel "FalleN" Toledo, fizeram as melhores campanhas em seus respectivos grupos, ficando assim com as vagas para os playoffs da competição de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e seguirão na busca pelo título já nesta sexta-feira (8). O torneio conta com uma premiação total de US$ 70 mil (cerca de R$ 385 mil em conversão direta) e tem sua grande final marcada para acontecer no próximo domingo (10).

Além da classificação para os playoffs, as equipes têm outra razão para comemorar. Graças aos RMR Points adquiridos com a campanha até aqui no torneio, as quatro equipes também ficaram com as primeiras vagas da América do Norte para o PGL Stockholm Major, o próximo mundial de CS:GO que começa no dia 26 de outubro. Confira, a seguir, mais detalhes sobre a fase de grupos e os playoffs da IEM Fall 2021: North America.

FURIA Esports, Team Liquid, GODSENT e paiN estão nos playoffs da IEM Fall na América do Norte — Foto: Divulgação/ESL

Team Liquid e paiN Gaming estavam no Grupo A e ficaram na primeira e segunda colocação respectivamente. A equipe de FalleN foi dominante e encerrou essa fase com cinco vitórias em cinco jogos. Já a paiN Gaming enfrentou dificuldades em seu caminho, com derrotada para própria Liquid e pela Extra Salt. No entanto, uma vitória dominante contra a ATK por 16-2 na última rodada e outros resultados paralelos garantiram o time brasileiro nos playoffs.

IEM Fall 2021: North America - Classificação do Grupo A

Colocação Equipe Vitórias-Derrotas Vaga
Team Liquid 5-0 Playoffs
paiN Gaming 3-2 Playoffs
EXTREMUM 3-2 Disputa pela 5° colocação
Bad News Bears 2-3 Eliminado
Extra Salt 2-3 Eliminado
ATK 0-5 Eliminado

Enquanto isso, o Grupo B tinha a maior concentração de brasileiros, com FURIA Esports, GODSENT, 00Nation e Team oNe. A 00Nation, antiga O Plano, não conseguiu fazer uma boa campanha e amargou a última colocação do grupo com cinco derrotas. Em contrapartida, a FURIA encerrou o grupo de forma invicta, enquanto a GODSENT assegurou a vaga na última rodada com uma boa vitória contra a Triumph.

A Team oNe foi a última brasileira a encerrar sua campanha nessa fase. Após horas e mais horas de tiebreakers realizados contra Triumph e Evil Geniuses, para decidir quem iria disputar a quinta colocação, quem se deu bem foi a Evil Geniuses. A equipe lutará pela última vaga norte-americana do Major contra a equipe da EXTREMUM em uma série paralela aos playoffs.

IEM Fall 2021: North America - Classificação do Grupo B

Colocação Equipe Vitórias-Derrotas Vaga
FURIA Esports 5-0 Playoffs
GODSENT 4-1 Playoffs
Evil Geniuses 2-3 Disputa pela 5° colocação
Triumph 2-3 Eliminado
Team oNe 2-3 Eliminado
00Nation 0-5 Eliminado

Na tabela abaixo, você confere como está o RMR da América do Norte no momento. Lembrando que a pontuação mudará até o final da IEM Fall: North America e que Team Liquid e FURIA já estão garantidas com o status de Legend. É importante ressaltar também que, por conta do encontro entre EXTREMUM e EG na disputa pela 5° colocação, a GODSENT ficará no final com o status de Contender, independente de conquistar o título da IEM Fall ou não, e terá um caminho mais longo no Major.

Regional Major Rankings 2021: América do Norte

Colocação Equipe Pontuação Status no Major
Team Liquid 3,871mil Legend
FURIA Esports 3,615 mil Legend
paiN Gaming 3,131 mil Legend
GODSENT 2,031 mil Challenger
EXTREMUM 1,880 mil Contender
Evil Geniuses 1,310 mil -
00Nation 1,300 mil -
Extra Salt 1,200 mil -
Bad News Bears 570 -
10° Gen.G Esports 60 -

Calendário dos playoffs

Os playoffs já começam nesta sexta-feira (8) com transmissão oficial dos canais da ESL na Twitch TV. Todos os duelos serão realizados em séries melhores de três partidas (MD3). A exceção é a grande final, que será decidida em uma melhor de cinco partidas (MD5). Veja, a seguir, os confrontos e seus respectivos horários:

Sexta-feira, 8 de outubro

  • 19h15 – FURIA Esports x paiN Gaming (semifinal)

Sábado, 9 de outubro

  • 19h15 – Team Liquid x GODSENT (semifinal)
  • 19h15 – EXTREMUM x Evil Geniuses (disputa pela 5° colocação)

Domingo, 10 de outubro

  • 18h30 – Perdedor da semifinal 1 x Perdedor da semifinal 2 (disputa pela 3° colocação)
  • 18h30 – Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2 (Grande Final)

Com informações de HLTV e Liquipedia

Mais do TechTudo