Por TechTudo, Do Home Office

Arte/TechTudo

O melhor jogo de 2021 será eleito na terceira edição do Prêmio Melhores do Ano TechTudo. Nesta terça-feira (19), você conhece os cinco candidatos ao título de Jogo do Ano, o time de avaliadores e critérios para a escolha do vencedor. A premiação tem como objetivo definir os celulares, apps, games e eletrônicos que marcaram o ano, a partir da avaliação de um grupo de jurados especializados em tecnologia. Vale lembrar que, assim como no ano passado, o público também pode votar em todas as categorias para eleger seu favorito em 2021.

De acordo com a Pesquisa Game Brasil de 2021, houve um aumento de 14,8% de pessoas que consideram jogos digitais como sua principal forma de diversão desde 2020. Isso pode ser justificado pela necessidade de continuar com o isolamento em sua casa por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). As desenvolvedoras de games também foram afetadas e diversos títulos foram adiados. No entanto,lançamentos aqueceram o mercado de jogos e alcançaram marcos importantes. Para eleger o Jogo do Ano, o júri escolhido pelo TechTudo seguirá os seguintes critérios:

  1. Representatividade no mercado: qual foi o impacto do título no mercado em 2021? É importante considerar desde o anúncio do game até o seu lançamento.
  2. Jogabilidade e diversão: analisar a jogabilidade dos games, além dos modos e grau de diversão que eles proporcionam.
  3. Avaliação de usuários: trazer o feedback da comunidade em relação aos jogos de 2021. A seleção considera lançamentos que tinham alta expectativa e aqueles que surpreenderam quando chegaram às mãos dos jogadores.
  4. Avaliação dos críticos: avaliação da crítica internacional especializada em jogos. Entram na lista os games mais bem avaliados em seus principais quesitos.
  5. Número de downloads: para fechar os critérios, foi considerado o número de unidades vendidas e/ou baixadas dos jogos finalistas no primeiro mês de lançamento.

Prêmio Melhores do Ano TechTudo 2021 elege o Jogo do Ano — Foto: Arte/TechTudo

Finalistas

Os seguintes games concorrem pelo título de Jogo do Ano:

O mais novo jogo da franquia de terror, Resident Evil Village foi lançado no início do ano para o PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X/S e PC. O game alcançou o recorde de jogadores simultâneos no Steam. Trazendo novamente Ethan Winters como o protagonista, o game continua com a fórmula de terror em primeira pessoa que fez sucesso em Resident Evil 7. Ethan precisa resgatar sua filha Rose, que acabou sequestrada por um misterioso culto.

  • New World

Desenvolvido pela Amazon Games, New World é um MMORPG exclusivo para PC e que pode ser adquirido através do Steam. O game possui legendas e dublagens em português. Apresentando um combate mais lento e que requer uma certa estratégia, New World permite que jogadores possam experimentar diversas combinações de equipamentos e itens sem se preocupar com limites de classes. O jogo é um enorme sucesso desde o seu lançamento, se tornando o game mais jogado de 2021 na Steam.

  • Valheim

Valheim é um jogo que mistura elementos de sobrevivência, exploração, co-op e temática viking. O game está disponível para PC e, após seu lançamento, se tornou um dos games mais jogados no Steam. Assim como games como Minecraft, Valheim utiliza um sistema de mapas gerados randomicamente, além de permitir a utilização de mods para alterar a experiência. Um fato surpreendente é que o jogo foi desenvolvido por um time de cinco pessoas.

Far Cry 6 é o mais novo jogo da franquia de jogos de tiros da Ubisoft, disponível para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox one, Xbox Series X/S e PC. O jogador assume o papel de Dani Rojas, um/a lutadora de um grupo de resistência que luta contra o ditador Antón Castillo para liberar Yara, um país fictício baseado em Cuba. A gameplay é fiel aos títulos anteriores e mantém o estilo já conhecido pelos fãs.

Ratchet & Clank: Rift Apart é um jogo de aventura disponível para PlayStation 5 (PS5). Lançado em junho, o game utiliza o poder do console da Sony para oferecer visuais incríveis e uma mecânica nova onde jogadores podem navegar através de mundos diferentes em instantes. A aventura do jogo acompanha a dupla Ratchet & Clank descobrindo um universo alternativo onde o vilão, Dr. Nefarious, dominou o mundo.

Avaliadores

O TechTudo selecionou cinco jurados especialistas em games para avaliar os títulos finalistas e definir qual deve ser o Jogo do Ano.

  • Yuri Hildebrand: editor de Jogos e Esports do TechTudo.
  • Nathalia Duarte: editora de Jogos e Esports do TechTudo.
  • Murilo Tunholi: repórter do Tecnoblog.
  • Tayná Garcia: redatora do Nerdbunker (Jovem Nerd).
  • Vinicius Munhoz: editor-chefe do Voxel (Tecmundo).

Votação Popular

Em 2021, o TechTudo abre mais uma vez a votação para o público. Clique aqui e VOTE naquele que você considera o melhor jogo do ano! O mais votado receberá o título de "Jogo do Ano — Voto Popular".

Nota de transparência: Submarino e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo