Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O Steam atualizou suas regras sobre publicações e incluiu uma nova proibição a jogos envolvendo NFTs, blockchain e criptomoedas, como Bitcoin e semelhantes. O caso veio a tona após a conta oficial de um dos títulos afetados, Age of Rust, falar sobre sua remoção da loja da Valve e apontar a mudança nas regras. A proibição pode afetar mais games que ainda estão disponíveis na loja, como o MMORPG gratuito Mir4 que oferece criptomoedas no jogo e outros.

Age of Rust foi removido da loja digital Steam após uma nova regra que proíbe games com NFTs e criptomoedas — Foto: Reprodução/Steam

O Steam ainda não se pronunciou oficialmente sobre a mudança nas regras e quais os motivos para isso. A postagem da conta oficial de Age of Rust menciona sua interpretação, considerando que a loja digital vê as NFTs e criptomoedas como objetos de valor real e que, por isso, não poderiam ser manuseadas em jogos.

Apesar da remoção da loja digital, as produtoras ainda poderão oferecer seus jogos de outras maneiras, como por um site oficial, por exemplo. No momento outras lojas digitais ainda não se posicionaram sobre games envolvendo NFTs e criptomoedas.

Atualmente há um crescimento de projetos com NFT, o "Token não-fungível", que começa a se estender para o mundo dos jogos. Um item do tipo possui uma assinatura digital única e permite que usuários sejam os detentores exclusivos de um objeto virtual, cuja escassez pode agregar valor monetário.

Esta assinatura digital única é criada através da tecnologia de blockchain, a mesma utilizada em criptomoedas, como a Bitcoin. Em jogos, os NFTs podem ser itens, personagens e outros aspectos utilizados nas partidas.

Com informações de NME, Steam, Kotaku (1, 2 e 3), The Verge

Mais do TechTudo