Sistemas Operacionais
Publicidade

Por Eduardo Bartkevihi, do Home Office


O macOS Monterrey chega aos usuários de computadores Apple a partir desta segunda-feira (25). O sistema operacional da empresa da maçã conta com recursos presentes no iOS 15 e no iPadOS 15, além de apresentar novas ferramentas, como "modo Focus" para notificações e modo retrato no FaceTime. As novidades do software, também denominado macOS 12, incluem ainda a presença do AirPlay em Macs, áudio espacial para usuários de AirPods e mudanças no navegador Safari.

O recurso Share Play, que trabalha com o compartilhamento de telas para assistir TV, ouvir músicas e jogar games, ainda não está disponível na atualização. Outra funcionalidade bastante aguardada e que não chegou ao sistema é o "Controle Universal". Com a ferramenta, usuários poderão usar mouse, trackpad e teclado para controlar dispositivos Mac ou iPad.

macOS Monterey está disponível para todos os usuários; veja como atualizar — Foto: Divulgação/Apple

Na atualização lançada hoje, os usuários de aparelhos Mac, iMac e MacBooks encontram suporte ao iCloud+, novo serviço de armazenamento em nuvem premium da Apple. Assinantes da modalidade paga do iCloud poderão contar com o recurso "Retransmissão Privada", que protege a navegação no Safari, além de opções para ocultar o e-mail utilizado no iCloud. A compatibilidade com vídeo seguro do HomeKit, que possibilita o armazenamento ilimitado de gravações de seguranças nas câmeras conectadas, é mais um reforço do sistema à privacidade dos usuários.

Disponível no iOS 15, o Live Text também aparece no macOS Monterrey. O mecanismo, presente em celulares iPhone, funciona como um sistema de reconhecimento e permite que os usuários transcrevam os textos através das imagens.

Confira, na lista a seguir, os dispositivos que terão suporte ao macOS Monterey:

  • iMac (final de 2015 e mais recente)
  • iMac Pro (2017 e mais recente)
  • Mac Pro (final de 2013 e mais recente)
  • Mac Mini (final de 2014 e mais recente)
  • MacBook Pro (início de 2015 e mais recente)
  • MacBook Air (início de 2015 e mais recente)
  • MacBook (início de 2016 e mais recente)

Como atualizar para o macOS Monterey

Antes de fazer o download da nova versão, é recomendado que o usuário se prepare para o upgrade, liberando espaço no sistema e efetuando backup dos dados. Para atualizar, vá em “Prefererências do sistema”, clique na opção “Atualização de software” e escolha o macOS Monterey. Pressione “Atualizar agora” para iniciar o processo. Após a atualização, reinicie o computador.

Também é possível baixar o macOS Monterey tanto no site do desenvolver da Apple (https://developer.apple.com/) quanto no endereço para usuários beta do sistema operacional (https://beta.apple.com/sp/betaprogram).

Vale ressaltar que, embora estejam presentes no catálogo de atualização, não é possível estabelecer uma data para que as funções Controle Universal e SharePlay estejam disponíveis aos usuários da Apple, uma vez que ambas ferramentas não foram incluídas no lançamento da versão beta do macOS Monterey.

Com informações de Engadget

Veja também: iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max: testamos os celulares da Apple

iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max: testamos os celulares da Apple

iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max: testamos os celulares da Apple

Mais do TechTudo