Jogos de carta e tabuleiro

Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


Mario Party Superstars é o lançamento da famosa franquia de tabuleiros da Nintendo com data de lançamento para 29 de outubro, exclusivamente para Nintendo Switch por R$ 299,00. Desta vez, a aposta é celebrar os 23 anos de história da série com uma compilação dos tabuleiros e minigames que marcaram a geração do Nintendo 64 e GameCube, incluindo suporte a multiplayer online. O jogo também é o primeiro jogo da empresa para consoles a apresentar localização em português do Brasil. Confira, a seguir, algumas informações sobre modos de jogo e outros conteúdos disponíveis no lançamento do título.

Mario Party Superstars celebra minigames clássicos da franquia e traz localização em PT-BR — Foto: Divulgação/Nintendo

Gameplay

Com suporte a até quatro jogadores, Mario Party Superstars segue a fórmula clássica da franquia e resgata cinco tabuleiros icônicos da geração do Nintendo 64. Ao longo das rodadas, os jogadores devem jogar dados para navegar pelas casas e desbravar diferentes eventos para coletar o maior número possível de estrelas, que podem ser compradas com moedas.

Ao fim de cada rodada, no entanto, os jogadores são submetidos a um minigame que vale uma boa porção de moedas e que são determinantes para conquistar a liderança. Há, ainda, eventos exclusivos de cada tabuleiro que podem mudar o rumo das partidas a qualquer instante.

Além do modo de tabuleiro tradicional, é possível desbravar 100 minigames clássicos da série através da Montanha Minijogos, que traz os seguintes formatos: cada um por si, em duplas, três contra um e duelos. Todas as atividades são compatíveis com botões, então é possível jogar sem problemas no Nintendo Switch Lite.

Vale notar que todos os modos de jogo também suportam multiplayer offline e online. Também é possível jogar até três pessoas no mesmo console, enquanto um quarto jogador pode se juntar à experiência através da Internet.

Mario Party Superstars traz tabuleiros e minigames clássicos de volta, como o jogo do Corgumelo — Foto: Reprodução/Nintendo Store

Personagens jogáveis

Mario Party Superstars traz, a princípio, dez personagens selecionáveis — incluindo figuras que não marcavam presença nos clássicos, como é o caso de Rosalina. A lista completa pode ser conferida a seguir:

  • Mario;
  • Luigi;
  • Peach;
  • Yoshi;
  • Daisy;
  • Wario;
  • Waluigi;
  • Rosalina;
  • Donkey Kong;
  • Birdo.

Mario Party Superstars reúne minigames clássicos da geração do Nintendo 64 e GameCube — Foto: Divulgação/Nintendo

Minigames disponíveis

Os jogadores devem reconhecer vários dos 100 minigames disponíveis em Mario Party Superstars, pois o jogo resgata as atividades presente nos antigos jogos da série. Alguns dos destaques são: Bate-Bola, Pulabareda, Pula Catraca, Hora da Rasteira, Gelocistas, entre outros. A lista completa de minigames pode ser conferida no site oficial em português do Brasil, acessado em https://marioparty.nintendo.com/pt/minigames/.

Mario Party Superstars também chama a atenção pela localização em português do Brasil — Foto: Reprodução/Nintendo

Localização em português do Brasil

Um detalhe que chama muita atenção em Mario Party Superstars é fato dele ser o primeiro jogo da Nintendo, lançado para consoles, a incluir localização em português do Brasil. Isso não se reflete apenas nos textos, mas também na dublagem da narradora que acompanha os acontecimentos das partidas.

A iniciativa acabou motivando movimentos organizados por fãs para que a empresa siga lançando jogos traduzidos para português do Brasil. A meta é de que grandes franquias como The Legend of Zelda, Pokémon e Animal Crossing também sejam contempladas no futuro.

É importante lembrar que a Nintendo já localiza seus jogos para celulares desde 2016, incluindo nomes como Super Mario Run, Fire Emblem Heroes, Mario Kart Tour, entre outros. A empresa também vem aumentando sua representatividade no Brasil lentamente, com o lançamento de versões nacionais do Nintendo Switch, Nintendo eShop e mais.

Com informações de Nintendo

Mais do TechTudo