Por Vitória Bernardes, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

IP67 e IP68 são termos usados quando um eletrônico tem resistência a água ou poeira. Embora existam outras possibilidades de indicador de IP no mercado, o 67 e 68 são os mais vistos em celulares, relógios inteligentes e até em caixas de som. Xiaomi e Samsung são dois exemplos de grandes empresas que oferecem o recurso. Algumas opções acompanham a letra X na nomenclatura, caso do recém-lançado Galaxy Z Flip 3, o que dá um novo significado.

Na hora de escolher o seu smartphone, por exemplo, é importante ficar atento(a) às siglas e entender qual o nível de resistência do celular. Por isso, o TechTudo preparou perguntas e respostas importantes sobre como funciona IP67, IP68 e outras opções disponíveis no mercado.

Galaxy S8 da Samsung é um dos aparelhos que possuem certificação IP68 — Foto: Reprodução/SamMobile

O que significa IP?

IP é a sigla que representa a expressão em inglês “Ingress Protection”. Chamado na tradução literal como proteção de entrada, essa característica é capaz de proteger eletrônicos contra a infiltração de poeira ou água. A depender de cada certificação IP, o aparelho pode ficar ainda mais resistente e até mesmo ter a possibilidade de permanecer completamente submerso na água.

A sigla IP vem em dispositivos que oferecem proteção contra poeira e água — Foto: Divulgação/Samsung

Embora o certificado mostre diferentes níveis de proteção, é importante saber que existe tempo e profundidade para que o eletrônico fique entro de líquido sem danos. Uma câmera fotográfica que não foi preparada para mergulhar a mais de um metro de profundidade pode desenvolver algum defeito. Por isso, consumidores que gostam de praias ou clubes devem tomar cuidado antes de levar os dispositivos.

Como funciona a numeração do IP?

JBL Go 3 é uma das alternativas no mercado que oferece proteção contra água e poeira com certificação IP67 — Foto: Divulgação/JBL

A numeração IP varia de acordo com o nível de proteção. O primeiro número é referente à poeira e mostra até que ponto o eletrônico suporta esse agente externo. A contagem vai de 0 a 9, em ordem crescente. Se o seu smartphone é equipado com o IP68, isso significa que o número 6 é o nível de proteção contra poeira no modelo.

O mesmo acontece com a resistência à água. O segundo número do indicador de IP remete a esse nível de proteção e pode dizer quanto tempo um eletrônico consegue resistir submerso em piscinas ou debaixo do chuveiro, por exemplo. A profundidade também é contada nesse caso e somente aparelhos com numeração 9 estão dispensados de qualquer preocupação. Portanto, o termo IP68 indica proteção 6 para poeira e 8 para água.

Quais as diferenças entre IP67 e IP68?

iPhone 11 Pro e iPhone Pro 11 Max possuem classificação IP68 — Foto: Divulgação/Apple

As siglas IP67 e IP68 representam, então, como os eletrônicos reagem em contato com poeira e água. Como o primeiro número é 6 em ambos, isso significa que a proteção desses eletrônicos é a mesma.

Em contrapartida, o número 7 do IP67 mostra que, em relação à resistência à água, ele é um pouco mais fraco. A tecnologia não resiste tanto tempo em contato com a água e exige mais cuidado por parte do consumidor. Já o IP68 é indicado para pessoas que procuram aparelhos que suportem mais tempo submersos e com uma profundidade ainda maior.

Por que algumas opções aparecem com X?

Podem existir eletrônicos sem proteção para poeira ou água — Foto: Divulgação/JBL

A letra X aparece em alguns indicadores de proteção. Seu significado basicamente mostra que o aparelho não tem resistência àquele tipo de agente externo. Modelos com IPX8, por exemplo, não foram adaptados para suportar poeira. Isso mostra que os usuários devem tomar mais cuidado na hora de escolher o aparelho que deseja comprar e ver se aquela característica é importante ou não.

A mesma situação acontece ao contrário, como IP6X. Nesse caso, o eletrônico não foi desenvolvido para ser resistente à água, nem mesmo respingos. Se o consumidor costuma frequentar lugares como clubes ou praias, deve pensar bastante na hora de optar por um modelo que não venha com essa proteção.

Qual opção vale mais a pena?

É importante saber qual o propósito com a compra antes de decidir o nível de proteção — Foto: Divulgação/Sony

O IP67 e IP68 podem se adaptar de acordo com o perfil do usuário. Caso o consumidor esteja em busca de uma caixa de som bastante resistente à água, por exemplo, uma alternativa viável são aparelhos com IP68. Todavia, se essa proteção não é tão importante para ele, é possível investir em modelos com IP67.

A depender do tipo de proteção, os valores podem mudar. Quanto maior for a segurança contra agentes externos, mais caro o eletrônico pode ficar. O usuário deve balancear a procura e os valores no mercado, para saber qual é a opção ideal. Grandes marcas como Xiaomi, Sony, LG e Samsung oferecem essa tecnologia.

Mais do TechTudo