Publicidade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Orkut foi encerrado há sete anos, em 30 de setembro de 2014, mas internautas parecem ainda não ter superado o fim da plataforma, que voltou a movimentar a Internet nesta segunda-feira (4). Usuários do Twitter estão relembrando diversas funções da extinta rede social, como depoimentos no perfil, comunidades famosas e jogos no estilo Colheita Feliz e Café Mania. A repercussão colocou o assunto entre os 10 termos mais comentados nos Trending Topics, e o Google Trends registrou aumento acentuado nas pesquisas sobre "como recuperar fotos do Orkut".

Entre os assuntos mais comentados pelos usuários estão as comunidades, especialmente aquelas que fizeram sucesso na época, como “Eu Odeio Acordar Cedo”. A possibilidade de pontuar o perfil dos amigos como “confiável, fã e sexy” também está sendo bastante relembrada nos tuítes. O ranking era exibido em cada perfil e garantia popularidade para aqueles com maior nível de votos.

Orkut foi a primeira rede social de muitos brasileiros — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

De acordo com o Google Trends, plataforma que mensura os termos buscados no Google, a busca pelo Orkut cresceu especialmente nas últimas 24 horas. Além de pesquisas pelas comunidades, uma das frases mais buscadas pelos usuários é “como recuperar fotos do Orkut” — a pesquisa teve aumento de 250%. Jogos como BuddyPoke também aparecem entre os mais buscados.

Google Trends registra alta nas buscas por como recuperar fotos do Orkut nesta segunda-feira (4) — Foto: Reprodução/Google Trends

Os mais saudosos lembraram ainda dos tempos em que o Orkut só era liberado para pessoas que tivessem um convite para entrar na rede — a solicitação era enviada de pessoa por pessoa, antes da liberação do acesso para o público geral. Em outros tuítes, usuários publicaram apenas a página de login do Orkut, demonstrando saudade de acessar a rede social.

Alguns usuários mais jovens demonstraram não conhecer o Orkut, e publicaram mensagens tentando entender o funcionamento da rede social. Os mais velhos brincaram com a situação e com a própria idade, revelando estar assustados com a existência de pessoas que não conhecem a rede social porque não eram nascidos na época.

Veja alguns tuítes de usuários abaixo.

Usuários mais novos do Twitter não sabiam o que era o Orkut; assunto provocou risadas — Foto: Reprodução/Twitter

Ranking do Orkut é lembrado com nostalgia pelos usuários do Twitter — Foto: Reprodução/Twitter

Usuários do Twitter relembram comunidades do Orkut — Foto: Reprodução/Twitter

Recuperar fotos do Orkut é o desejo de muitos usuários do Twitter — Foto: Reprodução/Twitter

Mais do TechTudo