Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O PlayStation 5 (PS5) ultrapassou a marca de 13,4 milhões de unidades vendidas no mundo, segundo o mais recente relatório financeiro da Sony. Desse total, 3,3 milhões de consoles foram vendidos no trimestre entre julho e setembro, representando um crescimento abaixo do esperado. De acordo com analistas, isso se dá por conta da escassez de chips para a fabricação do console.

A PlayStation Network, por sua vez, teve queda de usuários ativos, com 104 milhões de jogadores no total, além de menos assinantes da PS Plus, atualmente com 47,2 milhões de jogadores. Vale lembrar que, recentemente, a concorrente Microsoft divulgou que teve um aumento de 16% em sua divisão de games com crescimento de 166% na demanda pelo Xbox Series X e Series S.

PlayStation 5 ultrapassa marca de 13,4 milhões de unidades no mundo todo, mas ainda não consegue atender à demanda do público — Foto: Murilo Molina/TechTudo

A Sony Group Corp. como um todo teve bons resultados, com um aumento de lucros (6%) em sua meta para o ano fiscal, estimada em 1,05 trilhão de yuans (em torno de R$ 51 bilhões) graças aos bons resultados neste trimestre. A procura por jogos aparentemente diminuiu após o período de isolamento mais rígido e a receita mostrou que os consumidores começaram a gastar menos em transações dentro dos jogos.

A demanda pelo PS5 continua grande, mas, segundo o analista do Ace Research Institute, Hideki Yasuda, a Sony não conseguirá aumentar sua meta de vender 14,8 milhões de unidades ao longo desse ano fiscal devido à escassez de chips.

Spider-Man: Miles Morales é o jogo First Pary mais vendido para PS5: 6,5 milhões de unidades — Foto: Reprodução/PlayStation Blog

Durante esse período, a Sony vendeu 76,4 milhões de jogos, dos quais 7,6 milhões são "First Party", games produzidos pela própria empresa. Spider-Man: Miles Morales é o game mais comprado para PS5, com 6,5 milhões de unidades vendidas, seguido pelo remake de Demon's Souls, com 1,4 milhão e o mais recente Ratchet & Clank: Rift Apart (Em Uma Outra Dimensão), com 1,1 milhão.

A Microsoft não divulga os números exatos de venda dos Xbox Series X/S, mas estima-se que os consoles estejam em 8 milhões de unidades vendidas. A última vez que a empresa revelou números do Xbox Game Pass havia 18 milhões de assinantes, mas o número já teria superado os 20 milhões.

Com informações de GameSpot e Bloomberg

Mais do TechTudo