Por Rubens Achilles


O Prêmio Melhores do Ano 2021 do TechTudo chegou para eleger os destaques entre celulares, aplicativos, jogos e eletrônicos lançados em 2021. O site selecionou um time de especialistas em tecnologia que vai avaliar os lançamentos em diversas categorias para ajudar o consumidor a fazer suas compras na Black Friday. O público também vota e pode escolher os melhores produtos em cada categoria.

Entre as categorias de eletrônicos, uma novidade para este ano é o Destaque Gamer. Produtos voltados para esse tipo de público precisam atender a alguns critérios específicos de design e desempenho, por exemplo. O TechTudo também vai premiar os melhores notebook, fone de ouvido, TV e caixa de som de 2021.

Produto gamer do ano: Melhores do Ano TechTudo elege destaque de 2021 — Foto: Arte/TechTudo

Critérios

  1. Custo-benefício
    Ao avaliar qualquer produto, o custo-benefício é um fator de extrema importância. Não é desejável que um aparelho prometa desempenho surpreendente e não caiba no bolso do consumidor a quem é destinado. Por isso, é importante avaliar se o produto gamer tem características que justificam seu preço eventualmente alto.
  2. Design
    Produtos gamer em geral são marcados por diversas características, entre elas um design particular. O dispositivo deve entregar ao usuário uma experiência positiva e confortável, mas sem deixar de lado as características visuais com as quais o público gamer está acostumado. O design é um dos pontos principais em qualquer produto da categoria.
  3. Integração/conectividade
    Placa, notebook, fone, TV e monitor não costumam ser comparados diretamente. Mesmo assim, integração ou conectividade são pontos importantes em praticamente todos os lançamentos tecnológicos. Aqui, serão avaliados pontos como compatibilidade, possibilidade de conexão a celulares (quando se aplica) e experiência de uso durante a integração com outros dispositivos.
  4. Recursos/desempenho
    O teste definitivo do produto. Ele entrega o que promete? Seus recursos e especificações são diversos e estão alinhados com as exigências do público gamer? A qualidade da imagem (quando se aplica) atende às expectativas desse tipo de consumidor? Esses e outros pontos importantes serão avaliados neste critério.
  5. Consumo de energia/bateria
    Produtos tecnológicos em geral precisam de fontes de energia, seja a alimentação elétrica ou uma bateria. Como é o consumo energético do dispositivo? A bateria (quando se aplica) é suficiente e está dentro dos padrões da categoria? O objetivo deste critério é responder essas e outras perguntas relacionadas.

Finalistas

Radeon RX 6700 XT promete bater RTX 30 mais simples em jogos a 1440p — Foto: Divulgação/AMD

  • Dell Alienware m15
    O Alienware m15 da Dell ganhou fabricação nacional em setembro deste ano. Primeiro da linha montado no país, o notebook gamer tem tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD e processador Intel Core i7 de 11ª Geração. O display chama a atenção com taxa de atualização de 165 Hz, e o computador traz ainda placa de vídeo Geforce RTX 3060 ou 3070 da Nvidia, com 6 GB ou 8 GB de memória VRAM, respectivamente. Na versão mais robusta, ele é encontrado por R$ 12.599.

Alienware M15 tem teclado retroiluminado com anti-ghosting — Foto: Divulgação/Dell

Fone gamer da HyperX é nova opção Bluetooth para jogos mobile — Foto: Divulgação/HyperX

OLED C1 tem foco gamer e opções a partir de 48 polegadas — Foto: Divulgação/LG

  • Samsung Odyssey G5
    Odyssey G5 é um monitor de tela curva da Samsung lançado no Brasil em abril deste ano. A tela tem 34 polegadas e traz a impressionante curvatura de 1000R, a mesma dos irmãos G7 e G9. Além disso, o display tem resolução Ultra WQHD (3440 x 1440) e taxa de atualização de 165 Hz, com tempo de resposta de 1 ms. A proporção de tela de 21:9 também é um destaque do monitor, que tem a tecnologia AMD FreeSync. O G5 é encontrado por R$ 4.714.

Samsung Odyssey G5 tem tela curva e alongada — Foto: Divulgação/Samsung

Avaliadores

  • Anna Kellen Bull – Coordenadora de conteúdo na PSafe
  • Felipe Vinha – Autor no Tecnoblog
  • Murilo Tunholi – Repórter no Tecnoblog
  • Rubens Achilles – Editor no TechTudo
  • Wagner Wakka – Repórter e apresentador no Canaltech

Votação Popular

Além do time de especialistas, o público também pode votar e ajudar a escolher os produtos que foram destaque neste ano. Clique aqui e VOTE no melhor produto gamer. O vencedor receberá o título de "Destaque Gamer — Voto Popular".

Nota de transparência: Submarino e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo