Celulares

Por Isabele Scavassa, para o TechTudo

Divulgação/Samsung

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (27) a One UI 4.0, versão mais recente da interface baseada no Android 12. O sistema personalizado está disponível até o momento apenas na versão beta para telefones selecionados da família Galaxy S21. Entretanto, o novo visual deve também chegar em breve para outros modelos da fabricante.

Embora não exista uma data definida para a ampla distribuição da nova interface, já existem rumores sobre os possíveis aparelhos que devem receber em breve a One UI 4.0. Versões anteriores ao Galaxy S21, como o S20 e o S10, além de Galaxy Note e Galaxy Z estão entre os eleitos. Confira a lista completa no final da matéria.

Nova versão da interface da Samsung é anunciada em vídeo de divulgação — Foto: Divulgação/Samsung

Entre os destaques vistos no vídeo de divulgação da Samsung, estão a personalização de cores do sistema e os ícones repaginados para compor a organização dos celulares. A área de notificação passa a contar com maior possibilidade de alterações, assim como a tela inicial, que pode agregar elementos reformulados.

O cuidado com a privacidade de dados do usuário, um dos pontos principais do Android 12, é reforçado pela Samsung na veiculação da interface. O conteúdo compartilhado pela fabricante coreana exibe, por exemplo, a tela de um celular com ícones na barra de notificação que avisam quando microfone e câmera estão sendo usados pelo telefone. Além disso, uma parte exclusiva foi destinada para o acompanhamento do acesso de cada app a essas ferramentas do smartphone.

One UI 4.0 tem controle de privacidade aprimorado — Foto: Divulgação/Samsung

Como destacado, a versão beta já foi disponibilizada para alguns aparelhos e correções já foram feitas depois da primeira entrega. O sistema One UI pode ser distribuído mundialmente nas próximas semanas, mas sem data específica para chegar ao Brasil, por enquanto. Os modelos que estariam aptos para receber a novidade, de acordo com o site Sammobile, são:

Galaxy S

Galaxy Note

Galaxy Z

Galaxy A

Galaxy M

Galaxy F

  • Galaxy F41
  • Galaxy F62
  • Galaxy F02s
  • Galaxy F12
  • Galaxy F22

Galaxy Xcover

  • Galaxy Xcover Pro
  • Galaxy Xcover 5

Galaxy Tab

Com informações de Sammobile, Samsung e The Verge

Mais do TechTudo