Por TechTudo


Escolher seu próximo celular se tornará tarefa mais simples com o auxílio de especialistas e do público. O Prêmio Melhores do Ano está de volta para consagrar os smartphones que fizeram bonito ao longo dos últimos meses. São duas categorias: Melhor Custo-Benefício e Top de Linha.

Este tipo de aparelho se mostrou indispensável conforme navegávamos pelos desafios de trabalhar de casa, falar à distância com quem amamos ou nos divertir em maratonas online. A indústria trouxe novas opções e disputou o bolso de pessoas mais conscientes em relação aos gastos.

Nas linhas a seguir, conheça detalhes das categorias e aproveite para acessar as páginas de votação, que vai até 8 de novembro. Vale frisar que a seleção de finalistas está mais diversa, com mais marcas do que em edições anteriores, um indicativo de que a competição aumentou – o que é ótimo para o consumidor brasileiro.

Celular com Melhor Custo-Benefício

Dispositivos de diversas marcas concorrem na categoria de celular com melhor custo-benefício — Foto: TechTudo

Aqui estão os celulares que se destacaram nos últimos meses por trazerem recursos interessantes sem abrir mão do preço competitivo. Eles são indicados para consumidores em busca de um bom leque de funcionalidades.

Indicados:

Quesitos:

  • Construção. Indica se o modelo traz a robustez esperada para um item que normalmente custa caro. Os avaliadores consideram tipo de material e certificações.
  • Câmera. De nada adianta um telefone com câmera tripla se as fotos deixam a desejar. São considerados os resultados de imagenns feitas em situações do cotidiano.
  • Bateria. Este quesito avalia se os smartphones permitem boa autonomia de uso. Quanto mais tempo longe da tomada, melhor.
  • Desempenho. São consideradas as utilizações comuns, como redes sociais, aplicativos de produtividade e streaming.
  • Tela. Tamanho, resolução, tipo de painel e densidade de pixels (o tal do ppi) são objeto de análise.

Celular Top de Linha

Categoria de Melhor Celular Top de Linha traz aparelhos de prestígio — Foto: TechTudo

Nesta categoria estão os smartphones mais desejados do país. Eles chegam ao extremo do que é possível realizar – em termos de produtividade e de jogatina – num verdadeiro computador de bolso.

Indicados:

Quesitos:

  • Construção. Indica se o modelo traz robustez. O design também é considerado.
  • Câmera. São observados os resultados habituais de fotos em situações do cotidiano e também em condições extremas.
  • Conectividade. Este quesito considera a capacidade de o dispositivo se conectar às mais avançadas redes, como Wi-Fi 6, 5G, bem como presença de UWB e NFC.
  • Recursos avançados. Os telefones precisam oferecer mais tecnologia, como recarga rápida, recarga reversa, tecnologias para melhorar jogos, bateria de longa duração e funções de produtividade.
  • Diferenciais. Caneta stylus, visão noturna acima da média ou mesmo superzoom são considerados.

O júri

Não é tarefa fácil escolher os melhores produtos do mercado. Conheça, portanto, os convidados que participam da banca julgadora.

Os vencedores serão revelados em 10 de novembro, ao vivo, nas redes sociais do TechTudo. A premiação acontece a tempo de ajudar os consumidores em suas compras da Black Friday 2021, que acontece em 26 de novembro.

Nota de transparência: Submarino e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo