Por Raquel Freire, para o TechTudo

Divulgação/Light Field Lab

A startup Light Field Lab acaba de lançar o display holográfico com a resolução mais alta do mundo. Produzindo imagens com densidade de 10 bilhões de pixels por metro, o painel SolidLight projeta um objeto efetivamente tridimensional — diferentemente de uma tela 3D comum, que exibe imagens com profundidade criada via software em um monitor 2D.

O resultado é que o espectador pode se mover para ver diferentes partes do objeto, como se este estivesse realmente no cômodo. Outra vantagem em relação às tecnologias mais comuns é que o holograma pode ser visto sem nenhum gadget, como acontece com os capacetes VR, a exemplo de Gear VR e Oculus Quest, do Facebook.

Holograma de camaleão criado pela SolidLight, tela holográfica com maior resolução do mundo — Foto: Divulgação/Light Field Lab

Na imagem acima, o camaleão é um holograma projetado pela SolidLight em meio a plantas de verdade — de plástico, para ser mais precisa. Essa integração entre o conteúdo da tela e a realidade foi conseguida graças a um display formado por 15 submódulos de 6 polegadas de largura por 4 polegadas de altura, cada um com resolução de 16 mil x 10 mil pixels.

Com os blocos trabalhando em conjunto, o painel consegue reproduzir hologramas de 2,5 bilhões de pixels no espaço de 28 polegadas. Para efeito de comparação, uma TV 4K tem 8,2 milhões. A tela possui tecnologia HDR, profundidade de cor de 10 bits e taxa de atualização de 60 Hz.

Light Field Lab, startup do Vale do Silício, quer conteúdos 3D integrados com o mundo real — Foto: Divulgação/Light Field Lab

A Light Field Lab está trabalhando no projeto há pelo menos quatro anos, mas só começou a divulgar as especificações do display 3D agora, quando começa a aceitar inscrições para pré-encomendas — mas ainda sem revelar o preço. A startup do Vale do Silício deve começar a entregar as telas holográficas em 2022.

Com informações de Light Field Lab e Venture Beat

Fire TV Stick: Qual escolher?

Fire TV Stick: Qual escolher?

Mais do TechTudo