Por Rubens Achilles


O prêmio Melhores do Ano 2021 do TechTudo vai eleger os destaques tecnológicos lançados neste ano. Celulares, aplicativos, eletrônicos e jogos estão divididos em várias categorias, e um time de jurados especialistas vai seguir alguns critérios para fazer a avaliação e ajudar o consumidor nas compras da Black Friday. O público também participa e pode ajudar a escolher os melhores produtos de 2021.

Você escolhe a sua smart TV apenas pela resolução da imagem? Pelo preço? Para fazer a compra ideal, é importante observar aspectos técnicos como tecnologia do painel — OLED, QLED, mini LED e outras —, suporte a recursos como Dolby Vision e custo-benefício. A categoria TV do Ano vai te ajudar nesses pontos. Vale lembrar que o TechTudo também elege os melhores notebook, produto gamer, fone e caixinha de 2021.

TV do ano: Melhores do Ano TechTudo elege destaque de 2021 — Foto: Arte/TechTudo

Critérios

  1. Custo-benefício
    Uma smart TV precisa ter boa imagem e recursos, mas também deve caber no bolso, né? É importante que as especificações e promessas estejam de acordo com o preço praticado, que não deve ser muito superior a concorrentes da mesma categoria.
  2. Design
    O design também é um fator relevante, e engloba desde a aparência da TV até detalhes como tamanho e espessura, que podem interferir bastante na experiência do usuário.
  3. Qualidade da imagem
    O que seria de uma smart TV sem a imagem, não é mesmo? Aqui serão avaliados pontos como resolução, tecnologia do painel, tipos de HDR disponíveis, entre outros fatores. Uma boa TV não se resume a resolução e preço.
  4. Integração
    Este critério vai avaliar questões como integração ao smartphone, aplicativos disponíveis e compatibilidade com assistentes virtuais. Tudo isso impacta na experiência, que deve ser completa.
  5. Recursos
    O último critério, mas não menos importante, vai avaliar recursos em geral que impactem na experiência do usuário. Tecnologias de processamento de imagem, inteligência artificial e outras opções de reprodução podem ser diferenciais.

Finalistas

  • LG OLED Evo G1
    A OLED Evo G1 é a top de linha da LG que conta com algumas melhorias em relação à antecessora GX. Por conta do painel em que cada pixel tem sua própria iluminação, a promessa é de preto absoluto e contraste infinito. Há a presença de recursos como Dolby Vision e inteligência artificial, e o processamento fica por conta do α9 Gen. 4 AI 4K. Anunciada durante a CES 2021, a G1 tem preço sugerido de R$ 14.999 na versão de 65 polegadas.

LG OLED evo G1 é a TV top de linha da marca — Foto: Divulgação/LG

  • LG QNED MiniLED 90
    A QNED MiniLED 90 foi uma grande novidade da LG também durante a CES 2021. Ao misturar as tecnologias NanoCell e mini LED, a marca promete melhorar a iluminação e bate de frente com o segmento Neo QLED da rival Samsung. O display tem pontos quânticos e o processamento é por conta do α7 Ger.4 AI 4K. O modelo de 75 polegadas é visto por R$ 17.999.

LG QNED MiniLED 90 conta com tecnologia de pontos quânticos — Foto: Divulgação/LG

Samsung Neo QLED QN85A não conta com tecnologia Dolby Vision — Foto: Divulgação/Samsung

  • Sony Bravia XR A90J
    A Bravia XR A90J é uma TV premium da Sony que conta com um recurso de "inteligência cognitiva", que se assemelha ao comportamento do cérebro humano. Revelada na CES 2021, a smart TV conta com painel OLED e é considerada um modelo "ideal" para o PlayStation 5 (PS5). O recurso Dolby Vision marca presença no aparelho, que não tem previsão de chegada ao Brasil.

Sony Bravia XR A90J tem chip que "imita" o cérebro humano — Foto: Divulgação/Sony

  • TCL X925
    A X925 é uma TV 8K da TCL anunciada em setembro deste ano. Com display em QLED e tecnologia mini LED, o modelo se coloca como uma opção premium que rivaliza diretamente com marcas como Samsung e LG. A TV conta com Dolby Vision e tecnologia Dolby Atmos 5.1.2 da Onkyo.

TCL X925 tem opções de 65 ou 75 polegadas — Foto: Divulgação/TCL

Avaliadores

  • Aline Batista – Analista editorial no Buscapé
  • Bruno Martinez – Fundador do Showmetech
  • Lucas Agrela – Editor na Exame
  • Rubens Achilles – Editor no TechTudo
  • Tainah Tavares – Editora no Zoom & Buscapé

Votação popular

O público também pode ajudar a escolher os melhores do ano de cada categoria pelo voto popular. Clique aqui e VOTE na melhor TV. O vencedor receberá a honraria de "TV do Ano — Voto Popular".

Nota de transparência: Submarino e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo