Campeonatos

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Last Chance Qualifier de Valorant é a disputa que vai definir as últimas equipes das principais regiões que irão para o Champions 2021. O mundial do FPS da Riot Games ocorre em dezembro e finaliza a temporada do circuito VCT. Na América do Sul, o torneio começa no dia 11 de outubro e acontece presencialmente na cidade de São Paulo. Ao todo, são oito equipes disputando essa vaga, sendo quatro delas brasileiras e o restante pertencente à região latino-americana. Veja a seguir mais detalhes sobre o Last Chance Qualifier sul-americano, os times participantes, o formato e onde acompanhar o torneio.

Veja todos os detalhes do Last Chance Qualifier na América do Sul — Foto: Divulgação/PlayValorant

Participantes

As equipes que estarão no classificatório sul-americano foram definidas com base nas pontuações conquistadas ao longo do circuito Valorant Champions Tour (VCT). No Brasil, Team Vikings e Vivo Keyd foram as duas melhores colocadas do ranking, e, por isso, já estão automaticamente classificadas para o Valorant Champions. Dessa forma, YNG Sharks, Havan Liberty, FURIA Esports e Gamelanders, que ficaram entre as 3° e 6° colocações do ranking, garantiram a passagem para o Last Chance Qualifier.

Entre os latino-americanos, a KRÜ Esports ficou com a única vaga direta da região para o mundial. As equipes que avançaram para o Last Chance Qualifier ficaram entre 2° e 5° lugar: Six Karma, Australs, Infinity e LAZER, equipe que conta com a presença do brasileiro Wellington "akemy" Martins.

Havan Liberty não conseguiu muitos pontos no Masters Berlin e precisará passar pela classificatória se quiser chegar ao mundial — Foto: Divulgação/Valorant Champions Tour

Formato

O Last Chance Qualifier terá duas fases: grupos e playoffs. As oito equipes foram dividas em dois grupos diferentes, A e B. A forma como a divisão foi realizada considerou as seeds que cada equipe conquistou em suas respectivas regiões.

Cada grupo funcionará no formato de dupla eliminação, ou seja, quando a equipe for derrotada em duas oportunidades. Todos os confrontos serão realizados em séries melhores de três partidas (MD3), e os dois melhores de cada grupo avançam à última fase.

VCT 2021 - Grupos do Last Chance Qualifier (América do Sul)

Grupo A Grupo B
YNG Sharks Six Karma
LAZER Gamelanders
Australs Havan Liberty
FURIA Esports Infinity

Nos playoffs, as quatro equipes sobreviventes serão colocadas em uma chave de eliminação simples, onde apenas uma derrota será o suficiente para sair do torneio. Na fase semifinal, os confrontos seguem sendo séries melhores de três partidas (MD3). Já na grande final, o campeão será decidido em uma melhor de cinco partidas (MD5). A equipe vencedora estará classificada para o Valorant Champions 2021.

Formato do Last Chance Qualifier — Foto: Divulgação/PlayValorant

Evento presencial

Vale ressaltar que o Last Chance Qualifier acontecerá presencialmente na cidade de São Paulo. Para os primeiros dias, foram escolhidos os estúdios da Riot Games Brasil para receberem os jogadores. Já as semifinais e a grande final serão realizadas em outro local da capital paulista, mas que ainda será revelado pela organização do evento. O último torneio presencial de Valorant no Brasil foi o First Strike, que se deu em dezembro de 2020 com a Gamelanders se sagrando campeã.

A Riot Games também confirmou que serão seguidos todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19. Haverá ainda um número limitado de pessoas nos locais, com esterilização do ambiente e do equipamento em geral, além de uso obrigatório de máscara pelos profissionais. Todos os envolvidos serão testados antes de entrarem no local do evento.

Último torneio presencial de Valorant no Brasil foi o First Strike em 2020 — Foto: Divulgação/bcbalvares

Transmissão e calendário

A transmissão do Last Chance Qualifier na América do Sul terá a responsabilidade dos canais oficiais de Valorant tanto do Brasil como da região latino-americana nas plataformas Twitch TV, YouTube e Nimo TV. A Riot Games também já divulgou o cronograma oficial da competição. Vale lembrar que a ação começa a partir de 11 de outubro, sempre às 13h, horário oficial de Brasília. Confira a seguir o calendário do torneio:

Fase de Grupos

11 de outubro

  • A1 - YNG Sharks x LAZER (13h)
  • A2 - Australs x FURIA Esports ( a seguir)
  • A3 - Vencedor A1 x Vencedor A2 (a seguir)

12 de outubro

  • B1 - Six Karma x Gamelanders (13h)
  • B2 - Havan Liberty x Infinity (a seguir)
  • B3 - Vencedor B1 x Vencedor B2 (a seguir)

13 de outubro

  • A4 - Perdedor A1 x Perdedor A2 (13h)
  • B4 - Perdedor B1 x Perdedor B2 (a seguir)

14 de outubro

  • A5 - Vencedor A4 x Perdedor A3 (13h)
  • B5 - Vencedor B4 x Perdedor B3 (a seguir)

Playoffs

  • Semifinais - 16 de outubro
  • Grande Final - 17 de outubro

Com informações de PlayValorant e Liquipedia

Mais do TechTudo