Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, do Home Office


O WhatsApp liberou nesta quinta-feira (14) a opção de proteger o backup das conversas com criptografia de ponta a ponta. O recurso, anunciado pela empresa em setembro, chegará gradualmente para usuários do aplicativo com celulares Android e iPhone (iOS) a partir de hoje. A camada de segurança adicional impede que terceiros tenham acesso ao conteúdo das conversas, que são salvas na nuvem do Google Drive ou iCloud e recuperadas quando o usuário troca de celular e reinstala o mensageiro.

Com a criptografia de ponta a ponta, nem o WhatsApp nem os serviços de armazenamento em nuvem (o Drive do Google ou o iCloud da Apple) conseguirão ler as conversas. Isso porque a tecnologia protege as trocas de mensagens com uma chave de criptografia de 64 dígitos, aleatória e única, à qual só o próprio usuário tem acesso. O WhatsApp também fornece a opção de criar uma senha para proteger o backup dos textos e arquivos compartilhados no app.

WhatsApp agora tem opção para criptografar backup de conversas; entenda — Foto: Raquel Freire/TechTudo

WhatsApp: como recuperar conversas do Android no iPhone? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

O recurso para proteger os backups de conversas com criptografia de ponta a ponta será disponibilizado gradualmente para os usuários com a versão mais recente do WhatsApp a partir desta quinta-feira (14). Por isso, é importante que interessados em obter o recurso acessem a Google Play Store ou App Store e verifiquem se o app está atualizado.

Como ativar o backup criptografado de ponta a ponta no WhatsApp

Para ativar o backup criptografado, é preciso acessar as Configurações do WhatsApp. No menu, selecione a opção Conversas > Backup de conversas > Backup criptografado de ponta a ponta. Em seguida, toque em Continuar e escolha se quer criar uma senha ou usar uma chave de criptografia de 64 dígitos. Por fim, toque em OK e aguarde enquanto o WhatsApp adiciona a camada extra de segurança ao backup das conversas.

WhatsApp permitirá criar senha ou gerar chave aleatória para proteger backup com criptografia — Foto: Divulgação/WhatsApp

É importante ressaltar que, devido à criptografia, o WhatsApp não pode redefinir sua senha nem restaurar seu backup para você. Isso significa que, se você perder suas conversas no mensageiro e não se lembrar da sua senha ou chave, não será possível restaurar o backup dos chats.

Com informações de WhatsApp (1 e 2)

Veja também: Cinco funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

Cinco funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

Cinco funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

Mais do TechTudo