Sistemas operacionais

Por Ana Letícia Loubak e Eduardo Bartkehivi, do Home Office


O Windows 11 foi lançado oficialmente nesta terça-feira (5) pela Microsoft. A atualização do software será disponibilizada gratuitamente, de forma gradual, para usuários do Windows 10 e traz novidades no design visual e sons do sistema, suporte a apps do Android e painel de widgets personalizável. Além disso, a versão terá integração com o Microsoft Teams e contará com a presença de tecnologias para games. Os dispositivos elegíveis devem receber o novo Windows até meados de 2022.

O Windows 11 conta com requisitos mínimos de hardware para ser instalado e executado nos computadores, sendo recomendado que os usuários testem a compatibilidade antes de instalar o sistema operacional. O upgrade para o novo sistema não é obrigatório: quem não quiser fazer a atualização poderá contar com o suporte do Windows 10 até 2025.

Windows 11 chega com visual repaginado e suporte a apps do Android — Foto: Divulgação/Windows

Windows 11: você vai atualizar? Participe no Fórum do TechTudo

No quesito visual, o Windows 11 se destaca pelas janelas com cantos arredondados, telas translúcidas e nova iconografia. A mudança que mais chama a atenção, porém, é a centralização do menu Iniciar e da barra de tarefas, em disposição que lembra a do rival macOS.

Windows 11 tem Menu Iniciar centralizado e mais mudanças no design — Foto: Divulgação/Microsoft

A Microsoft Store também teve o design repaginado e recebeu novas funcionalidades. Graças à integração com a loja da Amazon, será possível buscar e instalar aplicativos do Android no Windows 11. Isso significa que apps como TikTok serão executados de forma nativa, dispensando a necessidade de instalação de emuladores.

Entre as novidades do Windows 11 estão ainda recursos de produtividade. O novo sistema ganhou integração com o Microsoft Teams, de forma que é possível acionar o chat da ferramenta e iniciar reuniões de áudio ou vídeo a partir da barra de tarefas. O painel de widgets também mudou, e agora traz sugestões personalizadas conforme o perfil do usuário, que poderá definir itens importantes para visualização rápida, como previsão do tempo, noticiário, cotações etc.

Windows 11: Microsoft Store do sistema operacional tem suporte a apps para Android — Foto: Divulgação/Microsoft

A experiência gamer também recebeu atenção da Microsoft na nova versão de seu sistema operacional. O Windows 11 traz as tecnologias “Auto HDR”, que realça cores e contraste de games; DirectStorage, capaz de acelerar o carregamento de jogos; e DirectX 12 Ultimate, que promete gráficos imersivos em altas taxas de quadros por segundo.

Mais do TechTudo