Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O Xbox Cloud Gaming é um serviço de streaming de jogos da Microsoft que chegou ao Brasil em 30 de setembro em sua fase Beta. Assinantes do Xbox Game Pass Ultimate podem jogar games do catálogo através da nuvem em PCs com Windows 10, smartphones Android e iPhone (iOS), iPad e tablets com sistemas do Google. Até o fim do ano, o serviço também poderá ser utilizado no Xbox One e Xbox Series X/S. O preço do antigo xCloud é de R$ 44,99 por mês e a conexão do usuário precisa ter pelo menos 10 Mb/s de velocidade. Novos assinantes também podem pagar apenas R$ 5 pelo primeiro mês.

O Xbox Cloud Gaming permite que assinantes do Xbox Game Pass Ultimate joguem games em PCs, smartphones e tablets através da nuvem — Foto: Reprodução/Microsoft

Por utilizar a nuvem para transmitir dados a longa distância, como serviços de vídeo como YouTube e Netflix, não é necessário ter um aparelho muito potente para poder rodar os games. A plataforma também utiliza a tecnologia do Xbox Series X, por isso os jogos têm loadings rápidos, resolução 1080p e taxa de quadros de 60 FPS.

Até o fim de 2021, o serviço chegará também ao Xbox One e Xbox Series X/S. No Xbox One, usuários poderão jogar games da nova geração de consoles através da nuvem. Também será possível eventualmente experimentar e jogar títulos sem precisar fazer download.

Xbox Cloud Gaming: como jogar e requisitos mínimos

Após o usuário assinar o Xbox Game Pass Ultimate, é possível entrar no site do serviço (https://www.xbox.com/pt-BR/play) para ver a coleção de jogos disponíveis. Basta clicar em um para começar a jogar. No celular Android, basta jogar através do aplicativo do Xbox Game Pass, enquanto jogadores do iPhone precisam abrir o site em seu navegador.

No site do Xbox Cloud Gaming, o usuário pode escolher entre novos jogos, continuar a jogar títulos que já começou no console e mais — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

É recomendado que usuários tenham conexões de pelo menos 10 Mb/s para rodar os jogos, mas em telas maiores, como o iPad e PC, é preferível uma conexão de até 20 Mb/s. Também é recomendado que o computador esteja conectado através de um cabo de rede Ethernet. Em caso de conexão sem fio, é preciso que a rede seja pelo menos de 5 GHz. Uma rede de 2,4 GHz pode ser usada, mas não será ideal.

Xbox Cloud Gaming: requistos mínimos

Sistema Versão
Android 6.0 ou superior
iPhone (iOS) 14.4 ou superior
Windows 10 atualização de outubro de 2020 ou superior
Navegadores Microsoft Edge, Google Chrome, Safari ou compatível

No site oficial do Xbox Cloud Gaming, a Microsoft confirmou quais os dispositivos compatíveis. A lista não inclui todos os aparelhos que funcionam com o serviço, apenas os que já foram testados e verificados pelos próprios usuários da comunidade Xbox no site Reddit.

Xbox Cloud Gaming: dispositivos compatíveis

Dispositivos Versões compatíveis
iPhone iPhone XR, iPhone XS, iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 12 Mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max
iPad iPad Air (3ª geração), iPad Air (4ª Geração), iPad Pro 11 (2ª geração), iPad Mini (5ª geração), iPad (8ª geração)
Windows Surface Go, Surface Go 2, Surface Pro 6, Surface Pro X, Surface Pro 7+, Surface Laptop, Surface Laptop 3, Surface Book 2

Joysticks compatíveis

Apesar de ser possível jogar em um PC, os games do Xbox Cloud Gaming não possuem suporte para teclado e mouse, sendo necessário possuir um joystick para jogá-los. Este controle pode ser conectado por USB ou Bluetooth e há suporte para muitas opções, desde controles do Xbox e joysticks Bluetooth terceirizados até o DualShock 4 do concorrente PlayStation 4 (PS4). Confira a lista de dispositivos compatíveis.

Joysticks compatíveis com Xbox Cloud Gaming

Marca Joystick
Microsoft Controle sem fio Xbox
Microsoft Controle Xbox Elite Wireless Série 1
Microsoft Controle Xbox Elite Wireless Série 2
Microsoft Controle Adaptável do Xbox
8BitDo Controle SN30 Pro
8BitDo Controle SN30 Pro 2
Backbone Backbone One
Ipega Controle de Jogo Estendido 9023s
MYGT MYGT Gamepad
PowerA Controle MOGA XP5 X Plus Bluetooth
PowerA Controle MOGA XP5 A Plus Bluetooth
Razer Kishi
Razer Junglecat
Razer Controle Raiju
Sony Controle sem fio DualShock 4
SteelSeries Stratus XL

Alguns games como Minecraft Dungeons e Hades têm controles personalizados para serem jogados diretamente em telas de toque. Para saber se um game pode ser jogado em celulares com controle por toque, basta procurar pelo ícone de um dedo sobre uma tela. Há diversas opções, desde joysticks virtuais até métodos de controle especificamente criados pelos desenvolvedores do jogo.

Games no Xbox Cloud Gaming que possuam este ícone podem ser jogados com controles de toque em smartphones — Foto: Reprodução/Xbox

Jogos disponíveis

Segundo a Microsoft, praticamente todos os jogos do Xbox Game Pass são compatíveis com o serviço na nuvem. Isso inclui mais de 100 títulos do serviço, divididos por diferentes categorias. Entre eles estão grandes exclusivos da Microsoft, títulos de estúdios que a empresa comprou recentemente, jogos independentes, e ainda clássicos do Xbox 360 e o primeiro Xbox. Confira uma pequena lista dos títulos mais chamativos.

Forza Horizon 4 é um dos games que podem ser jogados no Xbox Cloud Gaming sem precisar de um PC poderoso para isso — Foto: Reprodução/Microsoft Store

Vantagens e desvantagens

O serviço da Microsoft ainda está em um período de testes, mas já é possível perceber muitos de seus pontos fortes, como a facilidade de acesso a vários jogos sem precisar adquirir um hardware específico ou realizar downloads. Já seus pontos fracos são problemas que ainda podem ser consertados pela empresa até que a versão final do serviço seja lançada.

Pontos fortes

  • Mais de 100 jogos ao alcance do toque de um botão
  • Jogos exclusivos do Xbox disponíveis no lançamento
  • Assinatura da Xbox Live Gold e EA Play inclusas
  • Títulos da nova geração mesmo em hardwares antigos
  • Suporte ao DualShock 4 e joystick adaptável do Xbox

Pontos fracos

  • Ocasionalmente há fila de espera para começar a jogar
  • Sessão pode ser encerrada por conta de inatividade
  • Queda de conexão pode causar perda de progresso
  • Sem suporte a multiplayer local

Com informações de Xbox Wire (1 e 2), Xbox, Xbox Support (1 e 2), Xbox Insiders

TOP 5 Remasters lançados em 2021

TOP 5 Remasters lançados em 2021

Mais do TechTudo