Por Shoptime

Reprodução/Philips

As promoções da Black Friday são uma boa oportunidade para quem quer deixar a casa mais inteligente e conectada. Veja a lista de categorias e produtos que o Shoptime selecionou - que também são boas ideias de presentes de Natal. Confira a seguir.

Lâmpadas smart - A iluminação é um dos pontos mais fáceis para começar a automação da casa inteligente. As lâmpadas smart são fáceis de instalar em luminárias e bocais comuns do mercado. Elas têm alta durabilidade e chegam a ser mais econômicas do que lâmpadas tradicionais.

Conectadas ao Wi-Fi da sua casa, elas podem ser controladas pelo aplicativo do fabricante ou por um assistente virtual, como o Google Home. É possível ajustar a intensidade, o tom e, em muitos modelos, mudar até a cor das lâmpadas.

Além das lâmpadas, existem sistemas de LED conectados para iluminar armários ou criar a ambientação da sala de TV. Para quem está fazendo reforma ou construindo, existem também opções de plafons smart em LED de sobrepor ou embutir.

Smart speaker - As caixas de som inteligentes são um acréscimo essencial para fazer os dispositivos smart funcionarem com comando de voz. Além da interação com lâmpadas, tomadas e outros aparelhos, eles podem tocar música, podcasts, notícias, informar a previsão do tempo, auxiliar com receitas e entreter com piadas e jogos. Existem opções bem compactas e outras com maior potência, que podem se tornar a central principal de música da casa.

Smart plugs - As tomadas inteligentes protegem e controlam o fluxo de energia de aparelhos que podem ser desligados ou daqueles que têm tomadas em locais de difícil acesso. São uma grande ajuda para monitorar o gasto e para aumentar a economia na conta de luz. Os smart plugs também são controlados via app ou assistente de voz e podem transformar em inteligentes os aparelhos de comandos simples, por exemplo, uma cafeteira, uma panela elétrica ou torradeira.

Controle universal smart - Os controles universais conseguem enviar comandos para praticamente qualquer aparelho que tenha controle remoto com infravermelho, como TV, aparelho de som, DVD, ar-condicionado, ventilador, etc. É só conectar ao Wi-Fi e ao assistente de voz e posicioná-lo num local com bom alcance para os equipamentos.

Câmera e sensores de segurança - Disponíveis separadamente ou em kits de segurança para casa. As câmeras smart podem gravar ou transmitir imagens em tempo real para um aplicativo de celular. Os sensores para portas e janelas avisam, via assistente ou alerta no celular, se for detectado alguma abertura.

Fechadura digital e campainha inteligente - As fechaduras inteligentes protegem a casa, enquanto você não precisa mais se preocupar se esqueceu as chaves. Há modelos que operam com código, biometria, chaveiro com sensor e pelo celular, além de terem conexão com os assistentes de voz, com medidas de segurança para evitar a abertura por desconhecidos.

As campainhas conectadas contam com câmera, reconhecimento facial e microfone, para falar com quem está do lado de fora da casa. É possível cadastrar respostas, para quando estiver fora, e verificar o registro de visitantes, com fotos ou vídeos de quem bateu à sua porta.

Ar-condicionado smart - Disponíveis em formato split ou portátil, os aparelhos de ar-condicionado conectados com Wi-Fi podem ser comandados de qualquer lugar, via celular, ou com comando de voz por assistente. Sendo os equipamentos premium das marcas, agregam recursos de eficiência e economia, com motores eletrônicos, e também de benefícios para a saúde, com filtros mais eficazes e sistema de autolimpeza, que elimina poeira, sinais de mofo, vírus e bactérias do ar.

Aspirador robô - Muito úteis para a limpeza de rotina dos pisos, os robôs aspiradores de pó são encontrados em opções custo-benefício, que operam no modo automático, até as mais conectadas, que conseguem mapear a casa, receber programação e fazer a limpeza de forma mais eficiente, inclusive, desviando de locais proibidos por você ou de surpresas no caminho, como um cocô do cachorro recém-deixado no meio da sala. Os robôs inteligentes podem ser comandados e acompanhados por app no celular.

Geladeira inteligente - As geladeiras com Wi-Fi costumam ser em formato grande, French Door ou Side-by-Side, com algumas opções Inverse de capacidade superior a 450 litros, ou seja, são indicadas para cozinhas espaçosas. Elas trabalham com maior eficiência na operação diária e menor consumo de energia, com possibilidade de monitoramento, controle da refrigeração e de funções especiais via app.

Os modelos mais sofisticados contam com portas Door-in-Door, para criar uma área de fácil acesso e mostrar o interior do equipamento sem perda do ar frio; ou telas touch de LED e câmeras internas para exibir os itens armazenados e que também transformam o equipamento em um hub de comando da casa, com integração com outros dispositivos, apps de música e assistentes de voz.

Lavadora e lava e seca smart - Esses eletrodomésticos possuem inovações para gastar menos energia e água e trazem recursos para cuidar melhor das roupas, modificando o tipo de lavagem e provocando menos danos aos tecidos. Elas podem ser acionadas à distância, dar dicas de lavagem para roupas delicadas e ainda indicar quando o usuário precisa fazer a autolimpeza ou manutenção, para aumentar a vida útil do equipamento.

Visite o Shoptime para conhecer dispositivos e eletrodomésticos inteligentes e começar a equipar a sua smart home.

Aproveite que a Black Friday Shoptime já começou, com descontos de até 80%, até 50% de cashback, frete grátis e cupons de desconto.

No dia 26 de novembro, a partir das 20h, tem Super Live Black Friday Shoptime, com apresentação de Adriane Galisteu, shows de Melim e Gustavo Mioto e participações de Carla Diaz e Ary Fontoura. Durante toda a live, que será transmitida nos canais do YouTube do Shoptime, da Adriane, da Melim e do Gustavo Mioto, haverá cupons de desconto e ofertas exclusivas.

Shoptime
Mais do TechTudo