Por Shoptime

Reprodução/Samsung

Os robôs aspiradores de pó conquistaram o consumidor brasileiro e já se provaram uma grande ajuda para a faxina do dia a dia. Para quem pretende adquirir um robozinho nesta Black Friday, o Shoptime tem algumas dicas para fazer uma boa escolha.

Os aspiradores de pó robôs funcionam com bateria e são muito práticos para piso frio, madeira, taco, laminados ou cimento. Baixinhos e redondos, em sua maioria, eles conseguem entrar debaixo de camas e móveis. Já os robozinhos com rodas grandes e maior potência também se movimentam bem sobre carpetes e tapetes.

Eles só não são mesmo indicados para faxinas pesadas e para ambientes externos.

Em geral, eles têm escovas giratórias que jogam poeira, migalhas, pelos de animais e outras partículas para baixo do equipamento, onde fica o bocal que aspira a sujeira para dentro de um reservatório. Alguns contam com uma escova rotativa no bocal para pegar sujeiras maiores e aumentar a eficiência.

A grande variação de preço entre os modelos e marcas de aspiradores robôs se dá em razão das diferenças de potência, de autonomia e de conectividade.

Podemos dizer que existem três categorias: os aspiradores robôs de perfil custo-benefício, os intermediários e os modelos smart, com conexão com Internet e aplicativo para celular e recursos de inteligência artificial.

Especificações e recursos

Para quem não quer gastar muito, mas quer fazer um bom investimento, a dica é procurar um robô aspirador que combine boa potência, boa autonomia de bateria e um reservatório de médio para grande.

Quanto maior a potência, mais força de sucção o aspirador tem para puxar partículas, migalhas, pelos e fios de cabelo, sujeiras, etc., para dentro do reservatório. Modelos mais econômicos costumam ter a partir de 14W, enquanto os mais caros e eficientes chegam a 100W.

O tamanho do reservatório para sujeira e poeira também varia muito, de pouco mais de 100 ml a mais de 500 ml. Nos robôs aspiradores com reservatório menor, será preciso esvaziar o compartimento depois de fazê-lo rodar por cada ambiente da casa ou sua performance será prejudicada.

É recomendável também escolher um modelo com bateria de maior duração. Os aspiradores mais simples costumam funcionar por cerca de 30 minutos, enquanto há modelos mais potentes e com bateria maior que rodam por até duas horas.

Quando falamos do funcionamento e de recursos, praticamente todos os robôs aspiradores contam com sensores para evitar choques e quedas de degraus. Modelos mais modernos podem vir com tótens de localização, que demarcam áreas proibidas, ou sistema de mapeamento avançado, para "enxergar" o ambiente e saber por onde ele já passou. Quanto mais inteligente, mais autônomo será o seu robô, mas também será mais caro.

Os robozinhos mais simples costumam ter somente a operação automática, que alterna entre modos de limpeza: em espiral, nos cantos, linha reta e zigue-zague. Os mais avançados utilizam os diversos modos de movimentação para cobrir todo o ambiente mapeado, até que os sensores indiquem que não há mais sujeira sendo aspirada.

Aspiradores mais baratos costumam ter carregador com fio, enquanto os mais modernos vêm com base de carregamento, para onde o robô volta quando a bateria acaba.

Algumas marcas oferecem uma base de carregamento que também retira a sujeira, deixando o robô pronto para novas faxinas. O trabalho do usuário é esvaziar a base uma vez por semana, ao invés de limpar o compartimento do aspirador a cada um ou dois usos.

Passando pano

A maioria dos aspiradores robôs conta com algum tipo de acessório para passar pano molhado após aspirar o piso. Nos modelos mais simples, a peça com um pano de microfibra é apenas encaixada na parte de baixo do aparelho e fica na altura do piso. Ao se movimentar, o robô vai aspirando e passando o pano úmido em seguida.

Alguns robôs aspiradores intermediários contam com o acessório e um compartimento para colocar água com produto de limpeza. Assim, conforme o robô se movimenta, o pano vai sendo umedecido e o piso, limpo sempre com produto.

A função é realmente desenvolvida em aspiradores inteligentes e topo de linha das marcas. Um modelo que encontramos mantém o acessório recolhido até fazer o primeiro ciclo de limpeza. Com o piso sem poeira, o robô baixa a peça e vai liberando produto de limpeza para deixar o pano sempre úmido. Se detecta um tapete ou carpete, a peça com pano úmido é recolhida.

Outros modelos contam com recurso de vibração da peça com pano, de até 3 mil vezes por minuto, para praticamente esfregar as sujeiras grudadas, finalizando a limpeza com muito mais eficiência.

Conectividade

Por fim, os aspiradores smart contam com sensores mais eficientes, conectividade com Wi-Fi e recursos de inteligência artificial, para fazer um melhor mapeamento de toda a casa. Podem ser comandados por aplicativo no celular ou integrados a assistentes de voz, como Google Assistente e Bixby.

Nos robôs inteligentes, é possível definir horário da limpeza e, com o ambiente mapeado, escolher as áreas a serem limpas e as áreas proibidas, evitando sua passagem em áreas molhadas ou onde há fios e cabos, por exemplo.

Alguns modelos mais caros têm câmeras, além dos sensores, para identificar novos obstáculos e até um eventual cocô deixado no piso por um cãozinho enciumado.

Essa é a principal diferença dos aspiradores robôs com perfil custo-benefício, que rodam de forma aleatória. Eles costumam funcionar sem problema, mas você aumenta a eficiência ao colocá-los para trabalhar um cômodo de cada vez, fechando a porta e retirando pequenos objetos, fios e cabos do chão. Com o tempo, você identifica os locais problemáticos e deixa o ambiente preparado para a limpeza.

Visite o Shoptime para conhecer os modelos de robôs aspiradores de pó disponíveis no mercado nacional.

A Black Friday Shoptime já começou, com descontos de até 80%, até 50% de cashback, frete grátis e cupons de desconto.

No dia 26 de novembro, a partir das 20h, tem Super Live Black Friday Shoptime, com apresentação de Adriane Galisteu, shows de Melim e Gustavo Mioto e participações de Carla Diaz e Ary Fontoura. Durante toda a live, que será transmitida nos canais do YouTube do Shoptime, da Adriane, da Melim e do Gustavo Mioto, haverá cupons de desconto e ofertas exclusivas.

Shoptime
Mais do TechTudo