Video game

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


A Sony diminuiu suas metas de produção para o PlayStation 5 (PS5), segundo o site de notícias financeiras Bloomberg. De acordo com uma fonte envolvida na cadeia de produção, os números de fabricação do console da Sony foram reduzidos internamente de 16 milhões para 15 milhões. Isso faz com que seja quase impossível atingir a meta de vendas da empresa de 14,8 milhões de consoles para este ano fiscal que se encerra em março de 2022. O motivo da redução seria a escassez de chips para fabricação que tem causado problemas na indústria de jogos, entre eles o atraso no lançamento do Steam Deck.

PlayStation 5 pode ficar ainda mais difícil de encontrar em lojas após corte na fabricação, segundo fonte anônima — Foto: Divulgação/Sony

O PlayStation 5 se tornou o console mais rápido da Sony a alcançar a marca de 10 milhões de unidades vendidas e superou o recorde do PlayStation 4 (PS4). No entanto, suas vendas ficaram atrás do histórico do console da geração anterior nos últimos meses. O diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki, falou em uma conferência para investidores em 28 de outubro que as vendas no último quadrimestre foram mais fracas que o esperado. De julho a setembro, o PS5 chegou a 13,4 milhões de unidades, enquanto no mesmo período o PS4 já estava em 13,8 milhões.

De acordo com a Bloomberg, os principais problemas que envolvem a escassez de chips tem sido a distribuição desigual de vacinas ao redor do mundo, especialmente em países em desenvolvimento onde estão as bases de produção dos componentes. De acordo com a fonte anônima, há contatos diários entre as instalações para confirmar o recebimento de peças, que está imprevisível. Uma outra fonte mencionou ainda que jogadores que antes compravam seus games no console PlayStation têm dado preferência às versões de PC devido à falta de consoles.

PlayStation 5 (PS5) está em falta na maioria das lojas por conta da escassez de chips para produção — Foto: Murilo Molina/TechTudo

A escassez de chips tem sido um problema constante na fabricação de videogames e placas de vídeo por conta da pandemia. Apesar de ter sido lançado há um ano, ainda não há estoques suficiente de PlayStation 5 disponíveis. Outros consoles como o Xbox Series X/S e o Nintendo Switch também foram afetados, com uma redução de 1,5 milhões nas estimativas de fabricação do console da Nintendo. Já o Steam Deck que chegaria em dezembro de 2021, agora apenas será lançado em fevereiro de 2022.

Com informações de Bloomberg e IGN

TOP 5 Remasters lançados em 2021

TOP 5 Remasters lançados em 2021

Mais do TechTudo