Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

TechTudo

Desde que o Facebook mudou o nome para Meta, o WhatsApp de alguns usuários já está apresentando a nova nomenclatura da empresa na tela inicial do aplicativo. A mensagem “From Meta”, acompanhada do novo logotipo da marca, aparece no rodapé da página de abertura do mensageiro, substituindo a expressão usada anteriormente, “From Facebook”. A mudança no nome da companhia foi oficializada no último dia 28 de outubro, em anúncio realizado por Mark Zuckerberg.

O novo nome do Facebook está sendo exibido para alguns usuários do mensageiro nos aplicativos para Android e iPhone (iOS), e deve chegar para todos em breve. Da mesma forma, a nova marca também deve começar a aparecer na tela de abertura do Instagram, do Messenger e do próprio app do Facebook nos próximos dias, já que todos fazem parte do mesmo conglomerado controlado pela Meta.

WhatsApp deixa de exibir marca do Facebook e passa a exibir novo nome da empresa controladora: Meta — Foto: Reprodução/TechTudo

O antigo termo “From Facebook” começou a aparecer de forma oficial no WhatsApp em dezembro de 2019. No último dia 30 de outubro, porém, o site especializado WABetaInfo percebeu que a marca começou a ser substituída pela nova nomenclatura, inicialmente nas versões Beta do WhatsApp para Android e iPhone. No entanto, só agora a mudança começou a ser aplicada na versão estável disponibilizada par usuários comuns.

Mudança causa curiosidade nos usuários

O Google Trends, plataforma que monitora as pesquisas realizadas no Google, mostra que a expressão “whatsapp from meta” vem sendo bastante pesquisada desde o anúncio da mudança de nomeno último mês, mas registrou pico nesta quinta-feira (4), por conta da exibição no aplicativo de mensagens. Outro termo que também aparece em alta nas pesquisas do Google é “from meta no whatsapp”.

Google Trends registra aumento nas buscas pelo termo "Meta" relacionado ao WhatsApp — Foto: Reprodução/Google Trends

Nas redes sociais, muitos usuários também estão se mostrando surpresos com a mudança, e muitas vezes confusos, sem entender o que é a tal “Meta” e por que ela está aparecendo no WhatsApp. Alguns até questionaram se o WhatsApp tinha sido vendido. No Twitter, as publicações registram prints da tela do WhatsApp com a nova marca, enquanto demonstraram apenas sua dúvida sobre o novo nome.

O metaverso de Zuckerberg

O nome “Meta” foi escolhido para ser o novo nome do Facebook por estar relacionado com o novo projeto de construção tecnológica da empresa de Mark Zuckerberg, chamado de “metaverso”. No anúncio da mudança, o CEO afirmou que o novo nome simboliza a ambição da empresa de ser mais do que uma companhia de mídias sociais. Além do nome, um novo logotipo também foi criado, com um modelo em 3D, projetado para representar movimento.

Mark Zuckerberg definiu o metaverso como um novo ambiente digital em que as pessoas poderão interagir de uma forma diferente da que existe hoje, como se estivessem literalmente “dentro” do mundo virtual. Para imergir neste universo, as pessoas poderiam utilizar avatares digitais, de forma integrada com a vida real.

"No metaverso, você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar – reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar – bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje", disse Zuckerberg.

Com informações de WABetaInfo

Mais do TechTudo