Por Shoptime

Reprodução/Electrolux

As geladeiras inteligentes estão entre os eletrodomésticos e dispositivos conectados mais desejados pelo consumidor. Quem já começou o processo de automação da casa sabe como um equipamento desses pode fazer a diferença em praticidade, economia e eficiência. O Shoptime fala um pouco sobre as principais tecnologias das geladeiras smart.

Conectividade - O maior diferencial das geladeiras inteligentes é sua conexão com a Internet via Wi-Fi. É possível monitorar o equipamento, fazer ajustes e dar comandos diretamente do painel de controle, pelo aplicativo para celular ou tablet ou através da integração com assistentes virtuais, como Google Assistente e Bixby. Você pode fazer ajustes e acionar funções à distância ou com comandos de voz.

Para geladeiras LG, o app é o LG ThinQ. Para os dispositivos Samsung, é o SmartThings. E para os refrigeradores smart Electrolux, é preciso baixar o Electrolux Home+. De forma geral, o processo de conexão é descomplicado, com explicações no manual de instruções ou no próprio app.

Nas geladeiras com telas touch, o painel de controle é o display todo. Você ainda pode criar listas de compras e cadastrar os alimentos armazenados. Nos equipamentos com câmeras, você pode visualizar o interior do aparelho pela tela ou à distância, pelo app. E as próprias geladeiras inteligentes podem se tornar um hub da casa conectada, para controlar os outros dispositivos integrados.

Na maioria dos modelos, o usuário consegue monitorar a operação da geladeira smart, consumo de energia e funcionamento em geral. Os apps podem alertar sobre alterações no abastecimento de eletricidade, porta aberta ou necessidade de manutenção. Também há a opção de diagnóstico do equipamento, que apresenta questões que podem ser solucionadas pelo próprio consumidor ou indica a assistência técnica mais próxima.

Economia - Geladeiras smart podem contar com tela e câmeras internas, como dissemos acima, ou com a solução Door-in-Door ou Smart Door, um painel de vidro espelhado que permite visualizar o que há dentro do refrigerador sem precisar abrir a porta, o que reduz em até 41% a perda de ar frio, além de manter os alimentos frescos por mais tempo.

A solução também cria uma área estreita, entre os painéis de vidro, para colocar bebidas e outros itens que são solicitados pela família com mais frequência ao longo do dia ou de uma festinha, sem abrir a porta toda.

Outra vantagem das geladeiras inteligentes é a tecnologia Inverter, que elimina o "liga-desliga" do motor com um funcionamento constante, evitando picos de consumo de energia. A motorização eletrônica promete reduzir o gasto na conta de luz em até 50%, segundo os fabricantes.

Eficiência - Entre as maiores inovações, as geladeiras smart possuem um controle mais preciso da temperatura interna, trabalhando com mais eficiência, porém, sem aumentar o gasto na conta de luz.

A combinação de sensores modernos com o motor eletrônico Inverter faz o equipamento manter a temperatura mais estável em todos os espaços, sem oscilações. Ou pode criar zonas de refrigeração diferenciada, para resfriar alimentos que acabaram de chegar do supermercado, preservar carnes e peixes por mais dias sem congelar ou criar uma zona de descongelamento para alimentos que você vai utilizar naquele dia.

Os aplicativos dos fabricantes permitem verificar e ajustar a temperatura do refrigerador e do freezer, de forma independente, e acionar modos de funcionamento especiais, como Compras (para receber os produtos chegando do mercado), Festa (para momentos de abre e fecha intenso das portas), Turbo Freezer (para fazer gelo mais rapidamente) e Smart Bar (para deixar latas e garrafas na temperatura perfeita).

Saúde - É comum que as geladeiras smart também possuam modo de higienização, que força a circulação do ar pelos filtros para eliminar odores e a presença de fungos e bactérias.

Há também modelos com funções como Fresh Balancer ou Horti Vita, com luzes e filtros de ação antibacteriana ou que simulam a luz solar, para que frutas e vegetais se mantenham frescos por mais tempo.

Frost Free - Prezando pela praticidade, todas as geladeiras smart são Frost Free, o sistema mais moderno, em que não existe a necessidade de descongelamento, porque não há formação de gelo no congelador ou freezer.

Entre as vantagens, estão a praticidade para limpar a geladeira e o freezer, o fim de odores desagradáveis e a garantia de aproveitamento total do espaço interno, sem qualquer camada de gelo nas paredes e teto.

Para conhecer modelos de geladeiras smart, visite o site ou baixe o app Shoptime nas principais lojas de aplicativos dos smartphones.

Aproveite que a Black Friday Shoptime já começou, com descontos de até 80%, até 50% de cashback, frete grátis e cupons de desconto.

No dia 26 de novembro, a partir das 20h, tem Super Live Black Friday Shoptime, com apresentação de Adriane Galisteu, shows de Melim e Gustavo Mioto e participações de Carla Diaz e Ary Fontoura. Durante toda a live, que será transmitida nos canais do YouTube do Shoptime, da Adriane, da Melim e do Gustavo Mioto, haverá cupons de desconto e ofertas exclusivas.

Shoptime
Mais do TechTudo