Impressoras 3D
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Um hospital na Inglaterra realizou a primeira inserção de prótese de um olho humano completamente criado com impressora 3D. A principal vantagem do método é que a prótese parece mais realista do que as fabricadas de forma tradicional, que usam acrílico.

O olho impresso em 3D também pode ser construído de forma mais rápida, o que pode reduzir a fila de espera nos próximos anos. O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (25), no hospital Moorfields Eye, em Londres.

Steve Verze, primeira pessoa do mundo a receber prótese de olho totalmente impressa em 3D — Foto: Divulgação/Moorfields Eye Hospital

O engenheiro Steve Verze já havia testado a prótese no início do mês e se mostrou satisfeito com os resultados. "Eu preciso de prótese desde os 20 anos e sempre me senti constrangido a respeito disso. Quando saio de casa, geralmente dou uma segunda olhada no espelho e não gosto do que vejo. Este novo olho tem um aspecto fantástico e, por ser baseado na tecnologia de impressão digital 3D, só vai ficar cada vez melhor", contou ao jornal local Hackney Gazette.

Esse efeito mais natural se deve em grande parte à pupila. Na prótese 3D, ela é impressa com a mesma profundidade do olho humano. Já nos modelos de acrílico, a íris é pintada à mão em um disco preto inserido na prótese, alterando o modo como a luz passa por ela.

Prótese impressa em 3D é mais realista do que método atual — Foto: Divulgação/Moorfields Eye Hospital

O novo método também proporciona encaixe perfeito, graças ao escaneamento do olho. O processo atual de moldagem é tão desconfortável que pode exigir anestesia geral, especialmente em crianças. Embora esta seja a primeira vez que uma prótese do tipo tenha sido colocada em um paciente humano, olhos impressos em 3D já foram feitos antes.

Alguns dos projetos anteriores são o Fripp Design, que já anunciou ter produzido mais de 120 olhos em uma hora, e o do Severance Hospital of the Yonsei University Health System (YUHS), que em 2018 disse ter planos de vender próteses oculares impressas em 3D.

Com informações de Hackney Gazette e 3D Printing Industry

Mais do TechTudo