Jogos de aventura

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Minecraft teve a data de sua próxima grande atualização, Caves & Cliffs Part 2, anunciada para o final do mês, em 30 de novembro. Com o update, os usuários terão acesso a um novo sistema de geração de terreno que oferecerá montanhas mais realistas e com picos mais altos, além de cavernas profundas com túneis e biomas como a Lush Cave.

A atualização chegará em todas as versões de Minecraft ao mesmo tempo. O game está disponível nos consoles Xbox One, PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, PlayStation 5 (PS5), Nintendo Switch, além de celulares Android e iPhone (iOS). No PC, é possível jogar nos Windows 10 e 11, além da Java Edition para Windows, Mac e Linux.

Minecraft receberá sua atualização Caves & Cliffs Part 2 em 30 de novembro com nova geração de cavernas e montanhas — Foto: Reprodução/Minecraft

O novo algoritmo de geração de mundos de Minecraft promete locais ainda mais interessantes e desafiadores para explorar, com cavernas que podem incluir grandes áreas e até rios subterrâneos, além de veios ricos em minérios. Jogadores que já possuem mundos mais velhos verão suas áreas subterrâneas se aprofundarem mais com cavernas que se conectarão ao que já existia de forma imperceptível.

Locais que ainda não foram explorados (chunks) em velhos mapas serão gerados já com o novo algoritmo e haverá uma transição mais suave entre áreas novas e antigas, sem ângulos retos misteriosos. A atualização introduzirá também velas (candles) como uma forma suave de iluminação.

Várias das novidades que estavam prometidas para essa atualização foram adiadas e estão agora sem data definida, como o sistema de arqueologia, os bundles (sacolas de itens) e chifres de cabra. Eles ainda estão planejados para chegar ao Minecraft no futuro, mas não vêm nesta atualização e nem mesmo na próxima, o Wild Update planejado para 2022.

The Warden chegará apenas em 2022, assim como novo mob, Allay — Foto: Reprodução/Minecraft

Já o novo monstro The Warden que originalmente seria lançado na atualização Caves & Cliffs havia sido adiado antes, mas chegará no Wild Update, assim como o novo mob, Allay.

A atualização Caves & Cliffs Part 1 já havia introduzido os novos blocos da atualização, como minério de cobre, ametista e plantas do novo bioma Lush Cave. Apesar disso, apenas a nova geração de mundos da Part 2 os introduzirá de maneira natural ao mundo do jogo. Os Axolotes também devem mudar suas regras de surgimento e agora só poderão ser encontrados nos biomas subterrâneos de Lush Cave, como originalmente planejado.

Com informações de Minecraft, Minecraft Live

Mais do TechTudo