Redes sociais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


Photo Dump no Instagram é uma tendência que consiste em publicar, no feed da rede social, sequências de fotos aleatórias, sem o uso de filtros ou edições elaboradas, no formato carrossel. A trend, que se tornou viral durante a pandemia, voltou a fazer sucesso na rede nos últimos dias. É provável que a figurinha "Use a sua" e a corrente "Your November Photo Dump", na qual são feitos Stories com fotos tiradas em novembro, tenham contribuído para o reaparecimento da modinha. Já são mais de 947 mil posts assinalados com a hashtag #photodump.

Em tradução literal, a expressão "Photo Dump" significa "despejo de fotos"; já "Your November Photo Dump" significa "Seu despejo de fotos de novembro". A modinha começou em 2020, durante a pandemia do coronavírus, quando usuários passaram a postar fotos da rotina sem caprichar nas edições das imagens. Segundo a revista Input, isso aconteceu porque as pessoas "começaram a perceber o dia a dia de forma diferente", principalmente nos meses em que o lockdown esteve em vigor.

Photo Dump: entenda modinha do Instagram e veja como compartilhar post nos Stories — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Como tirar curtidas de fotos do Instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

O Photo Dump também pode ser interpretado como uma resposta à declaração de Adam Mosseri, chefe do Instagram, de que o aplicativo "não é mais um app de compartilhamento de fotos". Segundo Mosseri, a rede social traz recursos que vão além da publicação de fotos quadradas, fazendo com o que o app fique cada vez mais distante da proposta inicial de quando foi lançado, em 2010.

Nesse sentido, o Photo Dump estaria resgatando o registro de imagens do cotidiano, deixando as produções elaboradas de lado e focando no que é mais comum nas rotinas.

A tendência viral também caiu na graça de influenciadores digitais e personalidades famosas. No ano passado, quando a trend se popularizou fora do país, a socialite Kim Kardashian e a modelo Bella Hadid também compartilharam carrosséis com fotos da rotina longe dos holofotes.

Como fazer um post no estilo Photo Dump

Para criar um post no estilo Photo Dump no Instagram, basta publicar uma sequência de fotos no feed em modo carrossel. O ideal é que os registros não tenham filtros ou edições muito elaboradas, e que não estejam conectados uns aos outros. Para demarcar sua participação na trend, insira a hashtag #photodump.

Além disso, também é possível seguir a tendência "Your November Photo Dump" nos Stories, a partir da figurinha "Use a sua". Para acessá-la, basta adicionar uma foto à sua história do Instagram e tocar no ícone de adesivo para abrir os stickers.

Em seguida, clique sobre a figurinha "Use a sua" e escreva "Your November Photo Dump". Feito isso, selecione o modo Layout, à esquerda da tela, para compartilhar mais de uma foto de uma só vez. Você também tem a opção de seguir a corrente criada por outro usuário.

Com informações de Input, CNet, Insidehook e Refinery29

Veja também: cinco tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

Mais do TechTudo