Jogos de RPG

Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl são os próximos lançamentos da famosa franquia de monstrinhos para Nintendo Switch. Desta vez, os jogos são desenvolvidos pelo estúdio ILCA e têm lançamento previsto para 19 de novembro, saindo a R$ 299,00 na loja digital da Nintendo. Os games são um remake da quarta geração de Pokémon que marcou o Nintendo DS em 2007 e buscam retratar seus eventos com fidelidade, mas com um novo estilo gráfico e gameplay mais moderna.

Para entender melhor as novidades dos remakes de Pokémon, o TechTudo organizou tudo que você precisa saber sobre Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl. Confira a seguir:

Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl são remakes da região de Sinnoh, lançada originalmente em 2007 — Foto: Divulgação/Nintendo

Quem são os Pokémon iniciais

Em todos os jogos de Pokémon, é comum que o jogador se depare com uma difícil escolha: com qual criaturinha começar a jornada. Isso não difere em Brilliant Diamond e Shining Pearl, que resgata três dos nomes que marcaram os jogos originais, sendo eles:

  • Turtwig, do tipo grama;
  • Chimchar, do tipo fogo;
  • Piplup, do tipo água.

Turtwig, Chimchar e Piplup são os Pokémon iniciais de Brilliant Diamond e Shining Pearl — Foto: Divulgação/Nintendo

Gameplay

Situados na região de Sinnoh, Brilliant Diamond e Shining Pearl retratam com fidelidade os eventos de Pokémon Diamond e Pearl, lançados originalmente para Nintendo DS em 2007. Os jogadores devem desbravar os mistérios da região enquanto encontram e catalogam diferentes tipos de criaturinhas espalhadas pelo mundo.

Os jogos trazem gráficos tridimensionais com um estilo “chibi” nos momentos de exploração, onde os personagens parecem miniaturas. Quando as batalhas têm início, elas adotam o mesmo formato de turnos dos jogos mais recentes da série. Várias das conveniências dos games modernos também foram incorporadas para incrementar a experiência, incluindo customização de treinador e pokébolas, movimentação em 360º, entre outras.

Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl trazem novidades à quarta geração de monstrinhos — Foto: Divulgação/Nintendo

Além da história principal, os jogadores também podem aproveitar diferentes atividades com seus monstrinhos, incluindo a possibilidade de construir uma base secreta, cozinhar, participar de concursos musicais e explorar caminhos subterrâneos. Esses, inclusive, aparecem por toda Sinnoh com diferentes tipos de fósseis e Pokémon para encontrar.

Em alguns cenários, é possível até mesmo passear ao lado do seu Pokémon favorito de maneira semelhante ao que acontece em Sword e Shield, lançados também para Nintendo Switch. Existe ainda a possibilidade de explorar com algum amigo no modo multiplayer.

Por fim, os jogadores também conseguirão interagir com outros treinadores ao redor do mundo. O jogo traz a chamada Union Room, onde os treinadores podem se reunir para trocar Pokémon e batalhar online.

É possível passear e interagir com os Pokémon em Brilliant Diamond e Shining Pearl — Foto: Divulgação/Nintendo

Diferenças entre as versões

Seguindo a tradição, alguns conteúdos diferem dependendo da versão escolhida pelo jogador. A principal é com relação aos Pokémon que podem ser encontrados pelos jogadores, incluindo os lendários. Dialga, por exemplo, está presente só em Brilliant Diamond, enquanto Palkia está em Shining Pearl.

Outra exclusividade é com relação aos Pokémon selvagens, pois figuras como Cranidos e Stunky estão presentes apenas em Brilliant Diamond, enquanto Shield e Glameow estão em Shining Pearl. Vale notar que os jogadores ainda têm a possibilidade de fazer trocas com outros treinadores, no entanto.

Também é interessante ter em mente que os novos jogos permitem encontrar itens e criaturinhas exclusivas dependendo do horário, já que existe um sistema de dia e noite. Segundo a Nintendo, há até mesmo alguns Pokémon que evoluem apenas em determinado horário.

Com informações de Nintendo

Conheça os vencedores do prêmio melhores do ano TechTudo 2021!

Conheça os vencedores do prêmio melhores do ano TechTudo 2021!

Mais do TechTudo