Streaming

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Spotify está desativando o "Modo Carro" (ou Car View), recurso criado em 2019 que ativa uma tela com grandes botões de controle de reprodução, acionada automaticamente no aplicativo quando o usuário está dirigindo para minimizar distrações no trânsito. A confirmação do fim da função foi feita em outubro deste ano por uma moderadora do streaming, em resposta ao questionamento de um membro do fórum oficial de usuários da plataforma, mas só agora ganhou repercussão.

Segundo a reclamação do membro do fórum, o Modo Carro deixou de ser executado automaticamente no seu celular Android quando ele começou a dirigir durante sua rotina. Além disso, ele também percebeu que a chave que ativava a função havia desaparecido das configurações do aplicativo. Em resposta ao questionamento, a funcionária confirmou que a empresa estava desativando o serviço de forma definitiva.

Modo Carro do Spotify (Car View) exibe controles de reprodução maiores para diminuir distrações no trânsito — Foto: Reprodução/The Verge

“Podemos confirmar que estamos desativando o recurso Car View. No entanto, isso não significa que não queremos melhorar a forma como nossos usuários ouvem o Spotify enquanto dirigem. Pelo contrário, estamos explorando uma variedade de novas maneiras de oferecer a melhor experiência no carro. Pense que aposentar o Car View é algo que precisa acontecer para abrir caminho para inovações que estão por vir”, comentou a funcionária do Spotify, sem especificar quais novos recursos substitutos serão lançados, ou quando isso acontecerá.

A colaboradora pediu paciência com a plataforma enquanto novos serviços estão sendo desenvolvidos, e ofereceu algumas opções para controlar o streaming durante o trânsito. “Uma alternativa seria ouvir em viva-voz por meio do Google Assistente. Este recurso também funciona com o Google Maps para que você possa navegar enquanto ouve o Spotify”, disse.

Spotify Car View era acionado automaticamente enquanto usuário estava dirigindo — Foto: Reprodução/AndroidPolice

O Car View foi lançado em 2019 e era iniciado automaticamente assim que o celular era conectado ao Bluetooth do carro, caso a opção estivesse ativa nas configurações do app. Quando acionado, um player especial era exibido na tela, com botões maiores e menos informações na tela. O objetivo era tornar a utilização do serviço mais rápida, diminuindo os toques errados na tela e reduzindo o tempo de distração do motorista no trânsito.

A desativação do Car View acontece meses após o Spotify lançar o Car Thing, um aparelho com tela touch para ser utilizado nos carros para controlar a reprodução do streaming via toques na tela ou comandos de voz. O dispositivo, lançado em abril, só está disponível para assinantes do plano Premium do mercado norte-americano, mas parte da imprensa internacional acusa a empresa de desativar a função nativa do aplicativo para promover a venda do gadget.

Dispositivo "Car Thing", do Spotify, foi lançado em abril no mercado norte-americano — Foto: Divulgação/Spotify

Após o comentário da moderadora do Spotify na publicação do fórum, mais de 100 membros escreveram reclamações a respeito da desativação do Car View. “Esse problema traz muitos riscos porque eu preciso desbloquear o telefone enquanto dirijo para mudar músicas e playlists, e esse comportamento é muito arriscado”, disse um usuário. “Movimento terrível. Isso é feito descaradamente para vender seu Car Thing”, reclamou outro.

Com informações de Spotify, Mashable, The Verge e AndroidPolice

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Mais do TechTudo