Streaming

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

Divulgação/Columbia Records

O Spotify removeu o botão de reprodução aleatória de músicas (shuffle) em álbuns nos aplicativos para Android e iPhone (iOS). A mudança foi feita após um pedido da cantora Adele, que lançou seu novo disco “30” na última semana. Segundo a artista, os álbuns contam uma história e elas devem ser ouvidas na ordem proposta de execução das faixas. A mudança entrou em vigor no último sábado (20) e se aplica aos álbuns de todos os artistas no Spotify.

Antes da alteração, o símbolo de reprodução aleatória era visível em um pequeno ícone posicionado abaixo do botão de “play”. Quando ativado, o sistema reproduzia as músicas do disco em ordem embaralhada. Com a mudança, a opção de shuffle sumiu na página dos álbuns, mas ainda permanece em playlists e outras listas de reprodução do streaming.

Spotify removeu botão Shuffle dos álbuns da plataforma — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Como deixar somente o Spotify na caixa Bluetooth? Descubra no Fórum do TechTudo.

Antes da mudança, a opção de ouvir músicas na ordem só era liberada nos planos pagos do Spotify, e os usuários do plano grátis ouviam álbuns em shuffle de forma obrigatória. A partir de agora, o formato de reprodução ordenada está liberado para todos — exceto nas playlists, que continuam com shuffle obrigatório na assinatura grátis.

Em seu perfil no Twitter, Adele agradeceu ao Spotify. “Este foi o único pedido que eu fiz em nosso setor em constante mudança! Nós não criamos álbuns com tanto cuidado e reflexão sobre a lista de faixas sem motivo. Nossa arte conta uma história e nossas histórias devem ser ouvidas como pretendíamos. Obrigado por ouvir, Spotify”, disse a artista. A plataforma respondeu à artista, dizendo: “Qualquer coisa por você”.

Como ouvir álbuns no aleatório no Spotify

A alteração do Spotify eliminou o botão de shuffle da página dos álbuns, mas não excluiu a opção de forma definitiva da plataforma. Para ouvir álbuns em ordem aleatória, basta dar play em uma faixa do disco, tocar na barra de reprodução inferior para abrir os controles do player e, por fim, selecionar o ícone do Shuffle.

Spotify mantém opção de reprodução aleatória (shuffle) dos álbuns nos controles do player — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Na versão Web, o usuário também pode ativar a reprodução aleatória tocando no ícone de Shuffle localizado na barra de reprodução inferior.

Shuffle também continua disponível na versão Web do Spotify — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Mais do TechTudo