Video Game
Publicidade

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O PlayStation 5 (PS5) já completou um ano de lançamento e ainda reserva surpresas e funcionalidades menos conhecidas aos usuários. Recursos como a habilidade de controlar o armazenamento do console por um app de celular e o cuidado de desativar o microfone do DualSense podem ajudar no dia a dia com o produto. Na lista abaixo, separamos 20 recursos e funcionalidades do dispositivo da Sony que você precisa conhecer.

PS5 conta com algumas funcionalidades que muitos usuários não conhecem — Foto: Divulgação/Sony

1. Controle o armazenamento no PS App

Você pode gerenciar o espaço em disco do console à distância — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

O aplicativo da Sony permite ao usuário visualizar o total de armazenamento disponível no console, espaço livre, e até selecionar jogos para serem removidos, liberando espaço sem precisar ligar o PS5.

2. Personalize a PlayStation Store Wishlist para receber notícias dos seus jogos favoritos

A Wishlist, ou “Lista de Desejos”, da PS Store permite criar uma lista de games que você está quer comprar. Conforme novos conteúdos sobre esses jogos forem lançados ou mesmo promoções entrem em vigor, o usuário recebe notificações para não perder nenhuma novidade.

3. Use o microfone do controle DualSense para pesquisas e texto por voz

O DualSense conta com um microfone integrado que, além de permitir a comunicação entre jogadores, também pode ser usado para dar comandos por voz ao console. Para usar a função basta procurar pelo ícone de microfone em caixas de busca e teclados virtuais na tela.

4. Duplo toque no botão PS para troca rápida

O botão PS no controle tem uma função de duplo toque que varia conforme o contexto: sem rodar o game, o atalho abre o painel "Explore". Dentro de um jogo, a ação ativa tanto o card mais recente do título (para games com essa funcionalidade), ou exibe mídia relacionada para jogos sem cards.

5. Segure o botão do microfone DualSense para silenciar todo o áudio do console

Ao desativar som/microfone, o controle acende o LED na cor âmbar — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Se você pressionar o botão de microfone e som do DualSense por alguns segundos irá deixar todas as saídas e entradas de som do console mudas. Isso desativa toda a saída de som e também a entrada por meio do microfone integrado do controle ou do headset conectado, se houver.

6. O triângulo é um botão de atalho universal

Dependendo do contexto, tocar no botão triângulo leva o cursor na tela para pontos definidos: na PS Store, a ação conduz para a barra superior, onde você acha a pesquisa e lista de desejos. Na interface geral do sistema, o atalho leva para o botão de configurações na tela.

7. Gravação de capturas de tela em 4K

O hardware do PS5 permite que você configure as opções de captura de games para gerar vídeos de resolução 4K com até 59 minutos de duração. Mas, vale lembrar: a 4K, cada registro consumirá bastante espaço e você pode registrar clipes em 720p ou 1080p para economizar espaço.

8. Crie predefinições para todos os jogos

O PS5 permite que você crie predefinições para facilitar a configuração de seus jogos. Entre as opções, é possível ajustar games para rodar na resolução mais alta possível ou com maior fps, além de permitir configurações de idioma para som e legenda.

9. Coloque seu controle para desligar automaticamente quando não estiver usando

Entre as configurações de energia, há a opção de selecionar um intervalo para que o DualSense seja desligado automaticamente, caso não esteja em uso. Além do controle em si, a mesma modificação pode ser aplicada no console, que entra em repouso depois de um intervalo ocioso.

10. Cuidado ao deixar o microfone do controle sempre ativado

DualSense está sempre com microfone ativo por padrão: toque no botão de áudio para desativar — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Por padrão, o microfone do DualSense está sempre ativo e é fácil esquecer desse detalhe ao ligar o console e entrar em um jogo – online ou não – com seu áudio aberto. Para evitar constrangimentos, basta tocar uma vez no botão de microfone para mutar o acessório completamente.

11. Evite spoilers de amigos

Nas Configurações de jogos você pode determinar para que conteúdo gerado pelos seus amigos com o botão Criar seja bloqueado quando houver spoilers de games que você ainda não jogou ou não completou.

12. Desative clipes de troféu automáticos

Cada troféu que você conquista no PS5 gera uma captura de tela e também um vídeo de 15 segundos, mostrando toda a ação. Se você não liga tanto para completar as litas dos games, pode desativar a função para poupar espaço no SSD.

13. É possível acessar navegação na web

O PS5 não tem um navegador de Internet, mas durante a configuração de uma conta do Twitter, você pode abrir um browser limitado clicando no logo da rede social. Não será possível inserir endereços de sites e a navegação fica limitada a links disponíveis em tuítes.

14. Controle o PS5 remotamente pelo celular

O aplicativo oficial do PlayStation permite fazer algumas ações no seu console, mesmo à distância. Além de gerenciar o armazenamento, você pode iniciar downloads de games, colocar o console em repouso ou mesmo reativá-lo pelo celular.

15. Ajuste as configurações dos gatilhos do controle

Você pode diminuir a intensidade dos gatilhos resistivos do controle — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Os gatilhos do DualSense têm motores elétricos que criam resistência e vibração conforme as ações dos jogos. No interesse de preservar a vida útil do acessório, você pode limitar a força com que os motores trabalham – ou até desativar completamente o recurso.

16. Remova as notificações automáticas

Assim como em celulares, o sistema operacional do console gera um grande volume de notificações. O usuário pode acessar o painel de configurações para realizar ajustes granulares e escolher o tipo de notificação que mais interessa receber.

17. Veja quais dados você quer compartilhar com seus amigos

Nas configurações de privacidade, você pode determinar que dados seus amigos – e jogadores desconhecidos – podem ter acesso. Também é possível configurar informações que a Sony pode coletar a respeito do seu uso tanto do console como de serviços.

18. Explore o sistema de cartas do PS5

As cartas, ou cards, são uma funcionalidade disponível em games com versões nativas para PS5. Cards permitem que você pule direto para pontos específicos dos games, usando o SSD de alta velocidade e ganhando tempo de jogo.

19. Jogue Astro's Playroom

Todo PS5 vem de fábrica com uma cópia de Astro’s Playroom instalada. O game serve para apresentar o console, com destaque para o retorno tátil do DualSense e para os gatilhos. Divertido, o jogo de plataforma também serve de retrospectiva sobre os mais de 25 anos de consoles PlayStation.

20. Veja quanto tempo você já gastou em cada jogo

Na listagem de games do seu perfil, o PS5 agora mostra a contagem total de tempo que você gastou em cada game. A função é útil para você ver quais games mais consomem seu tempo e tirar a dúvida a respeito de quantas horas você levou para terminar jogos longos, por exemplo.

PS5: saiba tudo sobre o novo console

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Mais do TechTudo