Navegadores
Publicidade

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


O Microsoft Edge está tentando convencer os usuários a não baixar o Google Chrome. Para isso, o navegador exibe mensagens enfáticas, em forma de pop-up, quando o usuário acessa a página de download do browser rival pela primeira vez. Em um dos lembretes, o texto exibido pelo Edge ressalta que o software utiliza o Chromium — a mesma base utilizada pelo navegador do Google — como motor principal, mas com a "confiança adicional da Microsoft".

De acordo com o site Neowin, ao menos três novos alertas persuasivos são exibidos no Edge. Um deles contém a mensagem "'Eu odeio economizar dinheiro.’ Ninguém nunca disse isso. Microsoft Edge é o melhor navegador para compras online". Outro pop-up ataca diretamente o Google Chrome: "Este navegador é tão 2008! Você sabe o que é novo? O Microsoft Edge", diz o alerta.

Microsoft Edge tenta impedir usuários de baixarem Google Chrome; entenda — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Algo semelhante acontece quando o usuário faz uma busca por “browser” ou “browser download” no Bing. Segundo o site Neowin, o buscador exibe um anúncio que promove o Microsoft Edge. "Não há necessidade de baixar um novo navegador. A Microsoft recomenda o uso do Microsoft Edge para uma experiência rápida, segura e moderna que pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro", diz o banner.

O site The Verge encontrou essas mesmas mensagens ao navegar pelos Windows 10 e Windows 11. De acordo com o portal, os pop-ups são renderizados nativamente pelo Edge, e outros sites não são capazes de exibir alertas semelhantes.

Microsoft Edge exibe mensagens pop-up para desencorajar usuários a baixar Google Chrome — Foto: Reprodução/Noewin

Vale lembrar que as janelas pop-up têm um caráter informativo e não possuem poder de veto. Logo, os usuários ainda conseguem baixar o Google Chrome ou qualquer navegador no Windows 10 e Windows 11.

Com informações de Neowin, The Verge e PCMag

Veja também: Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

Mais do TechTudo