Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O BlueStacks X é um serviço gratuito para jogar games de Android na nuvem, promovido pelo emulador Bluestacks em parceria com a empresa Now.gg. O site traz uma coleção de 25 jogos, como Raid: Shadow Legends, Lords Mobile, The Walking Dead No Man's Land e Hero Wars, que podem ser jogados direto em seu navegador do PC e Mac sem precisar de instalação. Para começar a jogar, basta entrar na página (x.bluestacks.com) e clicar em "Jogue na Nuvem". O serviço ainda está em fase de testes beta e o jogador precisa logar com sua conta do Google para acessar os games.

O BlueStacks X permite jogar alguns games de Android diretamente no navegador do PC, sem precisar instalá-los — Foto: Reprodução/BlueStacks X

O que é?

O funcionamento do BlueStacks X é semelhante ao do Xbox Cloud Gaming, onde os jogos rodam por streaming. Na prática, isso significa que o jogo é executado em uma central de servidores, muito distante do PC do usuário e o jogador apenas recebe as imagens através da Internet, como se assistisse a um vídeo no YouTube, mas interativo. Apesar do jogo ser executado a grandes distâncias, a tecnologia atual permite que o usuário interaja com o game com pouco atraso, desde que tenha uma boa conexão de Internet.

Jogos disponíveis

O serviço anuncia que há mais de 200 jogos grátis disponíveis na nuvem, porém este número parece considerar também jogos que precisam ser baixados e instalados. Para jogar efetivamente na nuvem, podem ser encontrados 25 títulos. Confira a lista completa.

Ao selecionar um jogo que não está disponível na nuvem, o BlueStacks X oferecerá para baixar uma "engine", que é uma versão específica do emulador BlueStacks para rodar o game, como o BlueStacks 5. Neste caso, o jogo rodará em um emulador no PC do usuário e exigirá mais poder de processamento que jogar na nuvem.

Como usar

O usuário pode jogar os games em um navegador ou através do aplicativo do BlueStacks X em seu PC ou Mac. Do lado esquerdo da tela haverá um ícone chamado "Jogos na nuvem". Ao passar o mouse em um título da lista, haverá a opção "Jogue na Nuvem". Basta clicar nela para começar a jogar. Depois, é preciso fazer login com uma conta do Google. Ocasionalmente os games podem estar desatualizados, ou seja, será preciso atualizar antes de começar.

Jogos como Hero Wars podem ser jogados em seu navegador ou PC sem precisarem ser instalados — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Uma vez no jogo, toda a tela será ocupada, mas o usuário pode voltar para uma janela limitada ao apertar "Esc". A opção para voltar à tela cheia fica no canto superior direito. Vale lembrar que cada game possui uma configuração inicial que envolve uma combinação de mouse e teclado pensada na jogabilidade daquele título específico. O usuário pode editá-la e até conectar um joystick se preferir.

Dispositivos compatíveis

O serviço BlueStacks X é compatível com a maioria dos navegadores de Internet, como Chrome, Firefox, Safari e Edge. Usuários podem jogar em praticamente qualquer aparelho que tenha um browser compatível, seja um PC, uma smart TV ou mesmo um smartphone. Inicialmente pode não parecer muito útil emular Android em um celular que já roda o sistema, mas ao jogar na nuvem o usuário não fica limitado à configuração de hardware do aparelho e nem precisa ocupar espaço com instalação.

Segundo o jornalista Tom Warren do site The Verge, os jogos rodam também no navegador Microsoft Edge instalado no Xbox One e Xbox Series X/S. Ao realizar um teste no navegador do PlayStation 4 (PS4), no entanto, a página do site BlueStacks X não funcionou no console.

Com informações de Bluestacks (1 e 2), The Verge, Twitter

Mais do TechTudo