Celular
Publicidade

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo

Artyom Geodakyan/Getty Images

O iPhone é um celular que costuma ter preços salgados para a realidade do Brasil, mas há uma forma de comprar o smartphone da Apple por um valor mais em conta. O chamado "iPhone de vitrine" fica exposto em algumas lojas e pode custar até 50% menos do que os vendidos novos, na caixa, como pode ser observado nas linhas abaixo.

Esse tipo de produto é voltado principalmente aos consumidores que não fazem questão de pegar um dispositivo lacrado ou que desejam economizar. Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse tipo de produto, o TechTudo preparou esta matéria especial com as principais informações que o leitor precisa saber antes de decidir fechar a compra.

Unidade de iPhone 13 de vitrine em loja de Brasília — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

O que é iPhone de Vitrine?

Como o próprio nome sugere, esse produto geralmente fica na vitrine de lojas físicas ou em mesas para teste — o famoso mostruário. É normal que as lojas disponibilizem ao cliente um modelo para que ele possa mexer e testar características como câmera, design, ergonomia, tela e afins. Às vezes, o iPhone de vitrine nem chega a ser tocado pois fica protegido atrás de um vidro para exibição ao público.

iPhone SE e iPhone 12 mini em mostruário de loja — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

Com novos lançamentos surgindo no mercado, chega uma hora em que a loja precisará renovar o estoque e se desfazer desses itens. O mostruário não pode ser vendido como aparelho novo, por isso recebe a nomenclatura "vitrine" – para indicar que se trata de um aparelho que estava exposto. Diversas lojas costumam o vende por valores bem inferiores a um novo.

Como encontrar iPhone de vitrine em lojas físicas

O TechTudo visitou oito lojas de Brasília que vendem smartphones da Apple. Apenas uma delas não vendia os dispositivos da vitrine. Para comprar esse tipo de produto, o ideal é que o consumidor pergunte ao vendedor se o mostruário está disponível para venda, pois nem sempre o funcionário irá comentar com o consumidor sobre essa possibilidade.

Se o iPhone do mostruário estiver disponível para compra, é importante que o consumidor pergunte sobre a garantia e se o produto vem com os acessórios da caixa. No caso das lojas analisadas pelo TechTudo que vendem o dispositivo de vitrine, todas afirmaram que o aparelho acompanha a caixa, os acessórios e estaria protegido com a garantia de um ano da fabricante, como se fosse um aparelho lacrado.

E o preço? Compensa?

Infelizmente, não é todo lugar que oferece desconto para esse tipo de iPhone. Três das lojas analisadas pelo TechTudo vendem o mostruário pelo mesmo preço de um aparelho lacrado. A explicação é de que os celulares ficam fechados na vitrine, então estariam tão novos quanto um na caixa.

Quatro das lojas visitadas afirmam dar desconto, sendo que três oferecem cerca de 10%. A surpresa veio quando o gerente de uma dessas varejistas contou ao TechTudo que dá ao cliente 30% de desconto, podendo chegar a 50% em casos especiais em que o iPhone da vitrine possui muitas marcas de uso — como riscos e arranhões.

iPhone de vitrine é opção para quem quer economizar na compra de smartphone — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo

É recomendável que o consumidor faça uma pesquisa sobre o dispositivo na internet. É possível que o desconto oferecido pelo modelo desejado na loja física seja inferior ao de um lacrado na caixa, comprado online. Nem sempre o iPhone de vitrine será a melhor opção.

Cuidados na compra via internet

Na internet é possível encontrar ofertas de iPhones de vitrine com valores atrativos. Caso o anúncio seja em sites de compra e venda, é interessante que o usuário vá pessoalmente ver o produto para ter certeza de que o aparelho está em pleno funcionamento.

Cabe lembrar ainda que “iPhone reformado” é diferente de “iPhone de vitrine”. Enquanto o primeiro é um modelo que passou por algum reparo (como troca de tela ou bateria, por exemplo), o de vitrine foi utilizado apenas como modelo na loja e necessariamente deve vir acompanhado de garantia.

Mais do TechTudo