Celular

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

A Samsung suspendeu o envio do novo Android 12 e da interface One UI 4 para celulares dobráveis devido a inúmeras queixas publicadas nas redes sociais. Consumidores reclamaram de problemas como travamentos de apps e queda acentuada de desempenho no Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3.

Por conta das reclamações, a Samsung teria interrompido temporariamente o download do novo software para que pudesse corrigir essas falhas a tempo do lançamento global, que ainda não tem data para acontecer. Usuários também relataram que seus telefones entraram em modo de recuperação após o update.

Galaxy Z Fold 3, lançado em 2021, é um dos aparelhos afetados com a atualização para o Android 12 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

De acordo com o site Android Community, outros donos de smartphones da linha Z indicam problemas com o modo escuro, tela piscando, aplicativos que simplesmente param de funcionar, e até mesmo travamento do Dual Messenger, app que permite usar duas contas de WhatsApp em celulares Samsung.

Usuários mencionaram problemas com a câmera e exclusão automática de fotos da galeria, sem qualquer explicação. Alguns clientes da marca relataram ainda problemas com o som e a tela, que supostamente travou em uma taxa de atualização de 60 Hz. Não há um número oficial de pessoas afetadas. A Samsung também ainda não se posicionou oficialmente sobre o caso.

Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)

Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)

Vale mencionar, porém, que problemas com uma nova versão de um sistema operacional móvel são algo comum, mas, na maioria das vezes, em escala menor. É por isso que o primeiro lançamento é feito em territórios selecionados e menores, ou com um grupo de usuários beta, que testam os possíveis problemas antes de propagar o download para o restante do planeta.

Com informações de Android Community e GSM Arena

Mais do TechTudo