Internet

Por Ana Letícia Loubak, do Home Office


O site dos Correios está fora do ar na manhã desta quinta-feira (23), às vésperas do Natal. Ao tentarem acessar a página, usuários se deparam com a mensagem "503 Service Unavailable". Dados do site Downdetector, que monitora o status de serviços online, indicam que a instabilidade começou na madrugada de hoje, por volta das 2h20 (horário de Brasília). Às 8h38 a ferramenta registrou um pico de reclamações.

No Twitter, usuários reclamam que não conseguem acessar o site para realizar o rastreamento de encomendas. Procurados pelo TechTudo, os Correios reconheceram a instabilidade no portal e afirmaram que estão trabalhando para normalizar o sistema o mais rápido possível. A entidade reforçou ainda que não há indícios de perda de informação ou sequestro de dados (leia a nota completa ao final da matéria).

Site dos Correios está fora do ar na manhã desta quinta-feira (23) — Foto: Divulgação/Correios

Nos testes feitos pelo TechTudo, a falha também se manifesta no aplicativo do serviço postal, impedindo o acompanhamento dos produtos postados. O Fale Conosco dos Correios (https://faleconosco.correios.com.br/faleconosco/app/index.php), no entanto, segue disponível para reclamações e consultas.

De acordo com o Google Trends, ferramenta que monitora buscas no Google, indicam aumento de mais de 4.700% em buscas pela palavra-chave "site correios fora do ar" desde a madrugada desta quinta-feira (23). Consultas por termos como "endereçador correios" e "rastrear pelos correios" tiveram aumento repentino nas últimas quatro horas.

Termo 'O site dos Correios está com problema' está em alta no Google Trends — Foto: Eduardo Bartkevihi/TechTudo

Clientes do serviço postal recorrem ao Twitter para reclamar sobre a falha. A principal preocupação dos usuários é com o atraso na entrega das encomendas, principalmente porque se trata de véspera de Natal. Os Correios estão utilizando o microblog para atender os clientes e tirar dúvidas, mas não fizeram menção à instabilidade do serviço online.

O que dizem os Correios

"Os Correios informam que, na manhã desta quinta-feira, 23/12, parte dos sistemas corporativos e Portal dos Correios apresentaram instabilidade/indisponibilidade. Já voltamos a operar com quase toda a capacidade. As equipes técnicas estão atuando para normalização integral, no menor tempo possível. Não há qualquer indício de perda de informação ou sequestro de dados. Os Correios reafirmam a segurança e a integridade dos dados e de seus sistemas de informação, essenciais para a prestação de serviços aos nossos clientes.", afirmou o serviço em nota.

Mais do TechTudo