Times

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


O The Last Dance é um possível projeto que reúne jogadores de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) que fizeram parte das maiores conquistas do cenário brasileiro. O nome é uma clara referência ao documentário "The Last Dance", que apresentou Michael Jordan na última temporada pelo Chicago Bulls na NBA, liga de basquete norte-americana. Liderado inicialmente Gabriel "FalleN" Toledo e Marcelo "coldzera" David, o projeto contou com diversos rumores com o passar do tempo e pode resultar em uma line-up um pouco diferente do imaginado. Confira, a seguir, o que se sabe até o momento sobre o Last Dance.

Fallen e Coldzera seriam possíveis nomes da line-up do projeto Last Dance no CS:GO — Foto: Divulgação/Twitter/MIBR

Primeiros rumores

O Last Dance começou a ser citado em rumores no começo do mês de novembro de 2021. O portal Jaxon indicava que Gabriel "FalleN" Toledo e Marcelo "coldzera" David buscavam montar um time brasileiro com Fernando "fer" Alvarenga e Lincoln "fnx" Lau. Além disso, a Complexity Gaming, última equipe de coldzera, era uma das organizações que os jogadores procuravam para poder realizar o projeto. Na época, o time e os jogadores não confirmaram os rumores.

Um detalhe importante foi a ausência de Epitácio "TACO" de Melo, o jogador que fecharia o quinteto que conquistou os mundiais da MLG Major Championship: Columbus 2016, pela Luminosity Gaming, e da ESL One: Cologne 2016, pela SK Gaming. Atualmente, TACO é o capitão da GODSENT, equipe que chegou recentemente aos playoffs da IEM Winter 2021. Dessa forma, é improvável que o jogador faça parte do projeto.

TACO (esquerda) está na GODSENT hoje em dia e não deve se reunir com seus antigos companheiros — Foto: Reprodução/Twitter/FalleN

Gaules menciona o projeto em sua live

Quando os rumores surgiram em novembro, Alexandre "Gaules" Borba comentou em suas transmissões sobre o projeto. O streamer não deu tantos detalhes e optou por apenas falar a respeito do que ele pensa da possível line-up. Ele mencionou o provável interesse de boa parte das organizações do mundo em apostar nestes jogadores e no futuro apoio que a torcida brasileira certamente daria para o esquadrão.

Gaules ainda comentou sobre uma possibilidade bastante pequena do retorno da g3X para patrocinar os jogadores, mas seria apenas como uma espécie de última opção para os jogadores. A organização g3X surgiu no começo dos anos 2000 e fez história no cenário brasileiro de Counter-Strike 1.6. Gaules afirmou que possui o sonho de colocá-la na ativa novamente no futuro.

Coldzera diz que não vai participar

Os rumores davam conta de que FalleN e coldzera estavam trabalhando juntos no Last Dance, mas apenas FalleN deve seguir com a equipe. Segundo o portal Dexerto, coldzera teria desistido do Last Dance por conta de diferentes opiniões entre os jogadores. Essa informação foi praticamente confirmada em uma transmissão realizada pelo jogador, que deu a entender de antemão que não seguiria com o time. Assim, apenas FalleN, fer e fnx da line-up bicampeã mundial permaneceriam na equipe.

Com a desistência de coldzera, Ricardo "Boltz" Prass, jogador da MIBR, se tornou o novo alvo do Last Dance. Boltz não esteve presente nas duas conquistas de majors em 2016, mas teve um papel muito importante quando se juntou à SK Gaming em 2017 e ajudou a levantar as taças da ESL Pro League Season 6 Finals, da BLAST Pro Series Copenhagen 2017 e do EPICENTER 2017.

Boltz, atual jogador da MIBR, poderia substituir coldzera no Last Dance — Foto: Reprodução/StarLadder

VINI pode compor o time

Vinicius "VINI" Figueiredo construiu uma carreira vitoriosa com a FURIA Esports, mas atualmente está fora dos planos da equipe. A expectativa era de que ele fosse a próxima contratação da Team Liquid, que busca a reformulação do elenco na próxima temporada. No entanto, segundo o que foi informado pelo site 1pv, é provável que a equipe feche com Josh "oSee" Ohm, jogador que acumulou belas atuações na temporada pela Extra Salt. Como VINI está provavelmente livre no mercado, ele seria cotado para se tornar o quinto jogador do Last Dance, conforme apurou com exclusividade o portal Draft5.

Caso seja confirmado, VINI seria o único jogador do projeto sem ligações com a antiga line-up que jogou na Luminosity Gaming, SK Gaming e MIBR. Junto dele, também poderia estar chegando Luis "peacemaker" Tadeu, treinador brasileiro com uma enorme experiência internacional, e com equipes como Team Liquid, Heroic e Complexity Gaming em seu currículo. A informação sobre peacemaker no projeto foi apurada pelo portal The Enemy no final do mês de novembro.

Caso todas as informações se confirmem, o Last Dance ficaria da seguinte forma:

  • Gabriel "FalleN" Toledo
  • Fernando "fer" Alvarenga
  • Lincoln "fnx" Lau
  • Ricardo "Boltz" Prass
  • Vinicius "VINI" Figueiredo
  • Luis "peacemaker" Tadeu (Treinador)

VINI, agora ex-jogador da FURIA, pode ser o quinto jogador do Last Dance — Foto: Divulgação/ESL

Com informações de Jaxon, Dexerto, 1pv, Draft5 e The Enemy

VALORANT: confira as quatro skins de arma mais caras do game

VALORANT: confira as quatro skins de arma mais caras do game

Mais do TechTudo