Celular
Publicidade

Por Isabele Scavassa, para o TechTudo


A Motorola anunciou nesta semana os nomes dos celulares que devem receber a atualização para o Android 12. A lista de contemplados com a versão mais recente do sistema do Google abrange os smartphones dobráveis da marca, modelos da linha Edge e alguns telefones populares, como o Moto G30 e o Moto G60.

Na contramão da iniciativa da Samsung, que divulgou um calendário com as datas do update para cada modelo, a Motorola revelou apenas os aparelhos que serão incluídos na lista de atualização. A companhia não divulgou datas.

Motorola divulga lista com modelos que vão receber o Android 12 — Foto: Divulgação

A interface da Motorola segue uma política de pouca intervenção no sistema original, que neste caso é o Android 12. Tanto é que no anúncio da atualização, a própria fabricante reforça essa questão e afirma que os usuários poderão experimentar uma experiência mais pura do Android.

Entre os destaques oferecidos na futura atualização estão a possibilidade de personalização do sistema e a otimização nas configurações de privacidade. Além disso, o novo software passa também por áreas como a da acessibilidade e a de jogos.

No que diz respeito às alterações de aparência do Android, a empresa explica que será possível mudar cores, widgets e outros aspectos, nas mais variadas categorias, até na área de notificações. A atualização deixará ainda mais fácil o acesso às personalizações, principalmente porque vai conferir um botão para isso logo no menu da tela inicial.

Os celulares com Android 12 vão passar a exibir ícones de câmera e microfone na barra superior quando um app estiver fazendo uso deles. Outra possibilidade será a de permitir apenas a localização aproximada, preservado o endereço exato. Por fim, o Google pensou em um painel de controle para reunir informações de privacidade, como informações coletadas pelos aplicativos e outros dados nesse sentido.

A área de games é beneficiada com ferramentas que vão desde o bloqueio de notificações durante os jogos até o controle de áudio nessas horas. A gravação de tela também pensa em formas de captar fielmente o que está sendo reproduzido na tela para compartilhar posteriormente.

Os telefones que deverão receber nos próximos meses todos esses novos recursos vão desde modelos mais simples, como o Moto G30, até os mais elaborados, como o recém-lançado Moto G200 4G. Veja a lista completa, com todos os aparelhos mencionados abaixo.

Motorola Razr

Motorola Edge

Motorola One

Moto G

Edições empresariais

Com informações da Motorola

Mais do TechTudo