Lançadores e buscadores

Por Ana Letícia Loubak, do Home Office


O Google celebra a chegada do verão 2021/2022 nesta terça-feira (21) com um Doodle na página inicial do buscador. A ilustração animada mostra um ouriço de óculos escuros com várias folhagens nas costas caminhando feliz sob um sol forte. Ao redor do animal, é possível observar frutas como a laranja, uma das mais consumidas no verão, e também conchas, que remetem ao mar. A nova estação começa oficialmente hoje, às 12h59 (horário de Brasília), e vai até 20 de março, quando tem início o outono.

O Doodle em celebração ao início do verão 2021 é exibido em vários países do Hemisfério Sul, como Brasil, Argentina, África do Sul e Austrália. A ilustração aparece tanto na versão web do buscador quanto em celulares Android e iPhone (iOS). Ao clicar sobre o desenho, o usuário é redirecionado para uma página com resultados de pesquisa sobre a estação mais quente do ano.

Verão 2021/2022: Google celebra chegada da estação com Doodle — Foto: Reprodução/Google

Solstício de verão marca chegada da estação

O término da primavera e o consequente início do verão no Brasil se devem ao fenômeno astronômico solstício, que marca o momento em que o Sol atinge sua declinação máxima nos hemisférios Norte e Sul, em relação à linha do Equador. A palavra é originada da combinação entre os termos latinos sol e sistere (“que não se mexe”, em tradução livre), e se refere à impressão de que o Sol permanece no mesmo lugar ao longo do dia, em decorrência da maior iluminação de um hemisfério da Terra.

Para os moradores do Sul, o evento marca também o dia mais longo do ano, uma vez que o hemisfério recebe mais radiação solar. No Norte, o mesmo fenômeno marca o início do inverno. Nos países desse hemisfério, o Google exibe um Doodle de inverno, com o mesmo porco-espinho como personagem principal, mas coberto de pinhas e plantas invernais.

Mais do TechTudo