Transporte

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


A 99 lança nesta terça-feira (11) o 99Moto, modalidade de transporte de corridas de moto. O novo serviço está disponível para os passageiros no próprio aplicativo da 99 para Android e no iPhone (iOS). Segundo a empresa, as viagens realizadas em motocicletas poderão ser até 30% mais baratas, quando comparadas com as tradicionais corridas de carro no app.

Inicialmente, a novidade estará disponível em nove cidades brasileiras: Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Sorocaba (SP), Sobral (CE) e Teresina (PI). De acordo com a empresa, a nova categoria chegará a outras localidades no decorrer do ano. Os motociclistas interessados em trabalhar na plataforma já podem fazer o cadastro pelo aplicativo.

99Motos estará disponível em nove cidades brasileiras a partir desta terça-feira (11) — Foto: Divulgação/99

Uber não mostra valor; como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

A 99 afirma que alguns protocolos de segurança específicos deverão ser seguidos durante a utilização do 99Moto. Os passageiros devem ter idade a partir de 18 anos e portar o próprio capacete, como forma de proteção contra a Covid-19. Também é obrigatório o uso de máscaras, regra existente nas viagens de carro desde junho de 2020.

Outras ferramentas já existentes nas corridas de carro também estarão disponíveis nas viagens de moto, como o monitoramento em tempo real via GPS, gravação de áudio, compartilhamento de rotas e um botão para acionar a polícia. Os motociclistas parceiros também receberão conteúdos educacionais periodicamente, com orientações sobre regras de trânsito e direção defensiva.

É possível compartilhar corrida no 99 com contatos de confiança — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Para ser motociclista parceiro do serviço, o profissional deve ter 19 anos ou mais, possuir carteira de habilitação definitiva com a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) e cumprir os requisitos legais da cidade em que atua para exercício da atividade de transporte remunerado individual de passageiros. Os motociclistas que já trabalham para o 99Food também poderão integrar a plataforma de motos, baixando o app 99Moto e tocando no ícone “Quero ser motorista”.

Segundo a 99, nos primeiros meses de operação do novo aplicativo, a taxa cobrada pela empresa sobre o valor das corridas será de 0,99%. O valor promocional será exercido como forma de incentivo para que os profissionais experimentem o serviço.

“Entendemos que a categoria pode ser mais inclusiva, seja por adentrar em locais mais estreitos e íngremes, mas, principalmente, ser financeiramente mais acessível. O 99Moto atende à necessidade de parte da população que já usa o veículo para se locomover, assim como necessidades dos motociclistas, que terão uma nova opção para ganhar dinheiro”, disse a diretora de operações e produtos da 99, Livia Pozzi.

99POP: como pagar uma corrida em dinheiro

99POP: como pagar uma corrida em dinheiro

Mais do TechTudo