Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Um adaptador para DualSense, controle do PlayStation 5 (PS5), feito via impressão 3D permite jogar no console da Sony com apenas uma das mãos. O acessório, que traz eixos e alavancas conectadas ao joystick, foi criado pelo youtuber Akaki Kuumeri para um concurso do site Prusa Printers com objetivo de oferecer maior acessibilidade aos jogadores. Qualquer usuário com uma impressora 3D pode baixar o modelo criado por Akaki no site da Prusa Printers e fabricá-lo em casa facilmente.

Youtuber cria adaptador pra jogar no joystick DualSense do PS5 com apenas uma das mãos — Foto: Reprodução/Akaki Kuumeri

O modelo de Akaki é uma boa alternativa para o DualSense, já que a fabricante japonesa ainda não lançou um controle adaptativo como o dos consoles Xbox. O eixo fabricado na impressora 3D fica preso ao analógico esquerdo do modelo da Sony e permite aos jogadores se movimentarem firmando o controle sobre uma superfície e mexendo na direção desejada, traduzindo o movimento. Botões extras trazem L1 e L2 para o lado do R1 e R2, o que permite usar combinações como L2 para mirar e R2 para atirar. O modelo inclui também alavancas extras caso o usuário precise do direcional digital D-Pad.

Em seu vídeo, o youtuber mostra como utilizar o controle para substituir a parte esquerda do joystick, porém é possível usá-lo também para a direita. O adaptador é simétrico e basta ser impresso de forma espelhada para que o eixo substitua o analógico direito e as alavancas ativem os botões Quadrado, X, Círculo e Triângulo no lugar do D-Pad.

Em suas demonstrações, Akaki joga um pouco de Rocket League, GTA 5 e It Takes Two, este último um jogo obrigatoriamente cooperativo que ele consegue jogar sozinho com o adaptador. No final do vídeo ele ainda brinca que talvez seu joystick seja o "SoloSense".

Nos últimos anos, a indústria de jogos tem apresentado várias novidades para incluir um maior número de jogadores com algum tipo de necessidade especial. Essas soluções incluem desde opções físicas, como o controle adaptativo do Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S até recursos de acessibilidade como mudança de cores para jogadores com baixa visão como acontece em The Last of Us 2 e Battlefield 2042. Há ainda exemplos de aumento de interface e narração nos menus como em Far Cry 6 ou controle de velocidade e intérprete de sinais, vistos em Forza Horizon 5.

Com informações de Engadget, Prusa Printers e YouTube

Mais do TechTudo