Por Yuri Hildebrand


A AMD anunciou seus processadores Ryzen 6000 voltados para notebooks e a nova placa de vídeo RX 6500 XT durante a CES 2022. Os chips prometem dobrar a performance em vídeo, trazendo arquitetura RDNA 2 nos gráficos integrados pela primeira vez, além de menor gasto energético, com até 24 horas de autonomia prevista. Já a GPU, específica para desktop, vem com tecnologia FidelityFX Super Resolution (FSR) embarcada, permitindo uma espécie de upscaling para maiores resolução e taxa de quadros.

A fabricante também revelou sua nova arquitetura Zen 4, com litografia de 5 nm e que ainda não chega ao mercado (os tops de linha da rival Intel, por exemplo, são baseados em 10 nm). Também foram parte do evento mais opções de GPUs mobile, com outras RX 6000M de entrada e RX 6000S, que focam em menor gasto energético. Além disso, a AMD anunciou a CPU Ryzen 7 5800X3D, que promete ser o melhor processador gamer do mundo e chega no segundo trimestre de 2022.

AMD revela novo Zen 4 e anuncia mais processadores e GPUs para notebooks, além da placa de vídeo RX 6500 XT — Foto: Reprodução/AMD

Ryzen 6000 para notebooks

A AMD revelou suas novas APUs, voltadas para notebooks. Os processadores, cujo top de linha é o Ryzen 7 6800, prometem melhoras na performance gráfica, trazendo tecnologia RDNA 2 pela primeira vez junto à CPU, além de menor gasto energético, muito graças à arquitetura Zen 3+. A expectativa é por até 24 horas de autonomia em computadores com os novos Ryzen 6000.

Com litografia de 6 nm, os chips devem levar a um consumo menor nas principais atividades do dia a dia. Ao rodar chamadas de vídeo, os notebooks equipados com o hardware devem gastar 30% menos energia, assim como na hora de assistir a filmes e séries via streaming, onde promete diminuir o consumo em 40%.

AMD Ryzen 6000 Series chega a partir de hoje e estará disponível em notebooks lançados durante a CES 2022 — Foto: Reprodução/AMD

Já para jogar, foco que a AMD trouxe durante o evento, as novas APUs devem ser suficientes mesmo para games AAA, mais pesados – sem placa dedicada, vale reforçar. Segundo a fabricante, a performance deve dobrar em relação à geração anterior de chips. A taxa de quadros na hora de rodar títulos mais recentes também promete aumentar com o FidelityFX Super Resolution (FSR), subindo até 56% em Call of Duty: Vanguard e 51% em Far Cry 6, por exemplo.

Nova Radeon RX 6500 XT e mais GPUs

A nova RX 6500 XT para desktops é outro lançamento de peso da AMD para a CES 2022. O modelo aparecia entre os rumores para o keynote da marca, e promete melhorias consistentes, sobretudo para jogar. Utilizando litografia de 6 nm e tecnologia FSR via hardware, o produto promete subir a taxa de quadros em diversos títulos AAA. Entre os games citados estão Far Cry 6, que deve sair de 59 fps rodando de forma nativa para 84 fps via FSR, e Call of Duty: Vanguard, que pode chegar aos 89 fps com a tecnologia.

Vale lembrar que o FSR será compatível com diversos novos games em 2022, o que vai facilitar o uso da tecnologia independente do hardware. A nova placa da família Radeon 6000 chega ao mercado norte-americano a partir do próximo dia 19 de janeiro, com preço sugerido de US$ 199 (aproximadamente R$ 1.122 em conversão direta). Com isso, é uma alternativa interessante de custo-benefício.

AMD Radeon RX 6500 XT deve representar uma boa performance para jogar; preço e hardware a colocam como opção de entrada — Foto: Reprodução/AMD

A AMD também revelou novas GPUs Radeon 6000S e mais opções 6000M de entrada. Esses modelos são voltados para notebooks, prometem gastar menos energia e têm suporte a FSR. Além disso, vêm com design menor, o que deve permitir notebooks poderosos com perfil ainda mais fino.

São três opções "Slim" que prometem superar os 80 e 100 fps em jogos no geral, enquanto a linha tradicional ganha sua versão top de linha, RX 6850M XT, baseada em litografia de 6 nm, e duas GPUs de entrada, as RX 6500M e RX 6300M.

Mais novidades

A AMD também falou um pouco sobre o próximo passo em processamento: Zen 4. A arquitetura vai trazer litografia de 4 nm e promete alta performance em diferentes aspectos, sobretudo para jogar. A tecnologia foi demonstrada em uma gameplay de Halo Infinite, mas sem muitos detalhes. Segundo a marca, são até 5 GHz por núcleo com o chip da próxima geração.

AMD Ryzen 7 5800X3D promete ser o chip gamer mais rápido do mundo — Foto: Reprodução/AMD

Outro produto revelado no evento foi o Ryzen 5800X3D, CPU com tecnologia 3D V-Cache. O recurso vai permitir uma maior velocidade para acessar informações rápidas na memória do próprio chip. Mais uma vez, o foco da AMD foi no uso para games: com a tecnologia, a velocidade de processamento vai aumentar até 17% ao rodar jogos AAA. A promessa da marca é de entregar a CPU gamer mais rápida do mundo. O chip fica disponível no segundo trimestre de 2022.

Entre as novidades reveladas também está o RSR, Radeon Super Resolution, que permite o uso do FSR em praticamente qualquer jogo ou plataforma: basta ter o Adrenaline Software disponível no computador e abaixar as configurações de fps no jogo para fazer o upscaling. Além disso, a marca também garantiu a chegada de alguns recursos aos notebooks AMD Advantage, que prometem mais performance, telas com mais de 144 Hz e eficiência para jogar longe da tomada.

Mais do TechTudo